Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/01/19 às 17h43 - Atualizado em 16/01/19 às 17h56

Combate à Intolerância Religiosa

COMPARTILHAR

 

 

 

 

A Secretaria de Justiça, por meio da Subsecretaria de Direitos Humanos, apoia as ações que marcam o Dia Nacional do Combate à Intolerância Religiosa, 21 de janeiro, no Distrito Federal. As atividades têm início hoje, dia 16, com o Encontro Inter-religioso no Templo Ilê Axê Oya Bagan , às 18 horas, no Núcleo Rural Córrego do Tamanduá.

 

“A Sejus apoia essas manifestações pois acredita que as religiões devem conviver harmonicamente respeitando, cada uma, o seu espaço, o seu credo”, justifica o secretário Gustavo Rocha.

 

Rodas de conversas, atos públicos e outras manifestações estão previstas para esta semana com o objetivo de conscientizar à população sobre o assunto.

 

O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa foi oficializado em 2007 pela Lei n.º 11.635, de 27 de dezembro, para homenagear Mãe Gilda, do terreiro Ilê Axé Abassá de Ogum, Salvador, vítima de intolerância, por ser praticante de religião de matriz africana. “Vale lembrar que o preconceito e a intolerância religiosa são considerados crimes no Brasil, passíveis de punição previstas no Código Penal”, ressaltou o subsecretário de Direitos Humanos da Sejus, Juvenal Araújo Júnior.

 

Uma das lideranças religiosas mais atuantes de Brasília, Mãe Baiana de Oyá, atual diretora do Combate ao Racismo da Subsecretaria de Direitos Humanos, da Sejus, destaca a importância da luta contra esse preconceito.

 

“ O Distrito Federal precisa dessas ações, pois aqui ainda há muita intolerância e racismo religioso”, destacou Mãe Baiana ao lembrar o incêndio criminoso ocorrido há alguns anos em seu terreiro na cidade satélite de Brasília, Paranoá.

 

Confira a programação prevista para a semana comemorativa ao Dia Nacional de Combate À Violência Religiosa.

 

DIA 16.01 –QUARTA
ENCONTRO INTER-RELIGIOSO NO TEMPLO ILÊ AXÉ OYA BAGAN
Horário: 18:00 às 19:30 h
Local: Ile Axé Oya Bagan
(Núcleo Rural Córrego do Tamanduá, Trecho 9 Chácara 13 – Ponto de referência: Espaço Panorama – Estrada que vai do Varjão ao Paranoá)

 

DIA 18.01 – SEXTA
Horário: 12:00
ATO PÚBLICO DE CONSCIENTIZAÇÃO

 

DIA 21.01 – SEGUNDA
RODA DE CONVERSA SOBRE INTOLERÂNCIA RELIGIOSA
Local: Parlamundi / LBV
Hora: 16:00 h
(Asa Sul – 915/916 Sul)

 

DIA 21.01 – SEGUNDA
ATIVIDADE DA COMISSÃO DE LIBERDADE RELIGIOSA
Local: OAB/DF
Hora: 19:00 h
(W3 Norte – 515 Norte)

Leia também...