Governo do Distrito Federal
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20/07/19 às 17h32 - Atualizado em 24/07/19 às 14h55

5ª edição do Sejus mais perto do cidadão é marcada por lançamento de projetos no Recanto das Emas

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Entrega de veículos para conselhos tutelares e unidades socioeducativas, inauguração de dois telecentros de informática para a população do Recanto das Emas e lançamento do cadastro eletrônico para bloqueio de ligações de telemarketing. Essas foram os projetos entregues, neste sábado (20), pelo governador Ibaneis Rocha e o pelo secretário de Justiça e Cidadania do DF, Gustavo Rocha, durante o evento Sejus mais perto do cidadão, no Recanto das Emas.

 

Ao participar das atividades, o governador destacou que essas ações representam o compromisso da sua gestão em atender a população mais vulnerável. Ibaneis anunciou ainda a construção de um viaduto, obras de iluminação pública e recapeamento de vias. “O povo precisa de saúde, educação de qualidade e segurança. O governo também precisa dar as condições para que as empresas se instalem na cidade e gerem emprego e renda”, afirmou.

 

Segundo o governador, o Sejus mais perto do cidadão é um exemplo de como é possível o governo estar nas ruas em contato direto com o povo. ”Temos que dar cuidado, carinho e atenção para a população. O lugar do governo é na rua”, concluiu.

 

Realizado pela Sejus, o programa já passou pelas cidades da Candangolândia, Paranoá, Planaltina do DF e Brazlândia. O objetivo é facilitar o acesso a vários serviços de forma integrada e unificada, gerando economia, agilidade no atendimento. “Estamos transformando o Sejus mais perto do cidadão em uma grande ação, envolvendo várias secretarias e parceiros e aprimorando cada edição”, explicou o secretário Gustavo Rocha, ao anunciar que a próxima edição será em São Sebastião, em agosto.

 

Telecentros

 

A Sejus entregou, neste sábado (20), dois telecentros para a população do Recanto das Emas. Um dos espaços funcionará no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes) e oferecerá cursos de informática básica, programação e manutenção de computadores. Quem tiver interesse em algum dos cursos, que são voltados a crianças, adolescentes, jovens e adultos, já pode fazer a matrícula. As aulas terão início em agosto.

 

“É uma oportunidade para os nossos jovens se prepararem para o mercado de trabalho, que está cada vez mais exigente. Vamos oferecer três cursos e a quantidade de turmas vai depender da demanda. Mas o laboratório tem capacidade para até 12 alunos por turma”, explicou o professor Santana, coordenador pedagógico dos telecentros.

 

O segundo telecentro está instalado no Centro de Convivência do Idoso e oferecerá equipamentos e cursos de informática básica, navegação de internet e redes sociais para a inclusão digital e social dos idosos.

 

Carros

Os conselhos tutelares e as unidades socioeducativas do Distrito Federal receberam 14 novos veículos neste sábado. No total, a secretaria adquiriu seis veículos adaptados para fazer o transporte humanizado dos socioeducandos, além de garantir maior agilidade e segurança dos servidores durante os deslocamentos.

 

“Com esse carros, teremos maior capacidade para atender as demandas. Poderemos levar os socioeducandos para consultas médicas e para o poder judiciário de forma humanizada e segura”, comentou Itamar de Souza,responsável pelo acompanhamento externos dos adolescentes internados nas unidades socioeducativas.

 

Os oitos veículos destinados aos conselhos tutelares são fruto do empenho do secretário Gustavo Rocha, no ano de 2018, quando era Ministro de Direitos Humanos. O conselheiro tutelar Paulo Mora comentou a chegada do novo veículo para o conselho do Recanto das Emas. “Nossa cidade tem muitos casos de violência e maus-tratos contra crianças. Muitas vezes temos que levar as crianças atendidas no conselho para a vara da infância, IML e hospitais. Esse vai nos ajudar muito nesse trabalho”, explicou.

 

Telemarketing

O secretário Gustavo Rocha anunciou ainda a entrada no ar do cadastro eletrônico “Me Respeite”, no site Procon, órgão da Secretaria de Justiça e Cidadania. Com essa ferramenta, os consumidores do Distrito Federal poderão cadastrar até cinco números de telefones fixo e celulares, sem nenhum custo, para bloquear o recebimento de ligações e de mensagens de telemarketing.O cadastro pode ser acessado no link:
http://merespeite.procon.df.gov.br.

 

Serviços oferecidos no Recanto das Emas

 

Confira a lista de atividades realizadas no Sejus mais perto do cidadão no Recanto das Emas.

 

Subsecretaria de Apoio às Vítimas de Violência (SUBAV) – Orientações no âmbito do programa “Pró-Vítima” a pessoas que sofrem atos de violência doméstica, intrafamiliar, psicológica, física, sexual e institucional; “Feira de Talentos Pró-Vítima”.

 

Instituto Rita Trindade: Sábado pela manhã, uma equipe do Instituto Rita Trindade prestou atendimento dentária para a população da cidade.

 

Subsecretaria do Sistema Socioeducativo (SUBSIS) – Teve oficina de música para as crianças. Venda de hortaliças cultivadas pelos adolescentes do Socioeducativo e produtos de panificação.

 

Subsecretaria de Assuntos Funerários (SUAF) – Informações sobre serviços funerários e cemitérios.

 

Subsecretaria de Políticas para Idoso (SUBIDOSO) – Distribuição de material informativo sobre direitos dos idosos.

 

Subsecretaria de Políticas para Crianças e Adolescentes (SUBPCA) – Orientações de prevenção de acidentes na infância, avaliação física para família, circuito psicomotor para estimular a aprendizagem em crianças e adolescentes. Brinquedoteca Lúdica para estimular o lazer, concentração e aprendizagem. Orientações sobre funcionamento e atendimento do Conselho Tutelar; orientações sobre funcionamento e atendimento do Centro Integrado 18 de Maio; pintura de rosto. Oficinas e apresentações artísticas para crianças.

 

Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (FUNAP) – Exposição e venda de produtos fabricados nas oficinas das unidades prisionais.

 

Subsecretaria de Enfrentamento às Drogas (SUBED) – Prevenção ao uso de drogas; orientações sobre uso indevido de substâncias psicoativas.

 

Ouvidoria – Acolhimento de elogios, reclamações e sugestões.

 

Instituto de Defesa do Consumidor (PROCON) – Atuou para sanar dúvidas dos consumidores, orientar e abrir solicitações do consumidor.

 

Subsecretaria de Modernização do Atendimento Imediato ao Cidadão (NA HORA) – Esteve presente no local com a emissão de carteira de identidade, CPF, emissão de débitos da Secretaria da Fazenda, CEB e Caesb.

 

Subsecretaria de Política de Direitos Humanos e de Igualdade Racial (SUBDHIR) – Distribuição de material informativo sobre direitos da comunidade LGBT; Informações sobre direitos das pessoas com deficiência e cadastramento de currículos; corte de cabelo e maquiagem.

 

Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) – Ônibus para confecção da carteira de identidade; Museu das Drogas; apresentação à população do trabalho realizado pelos cães das polícias do DF.

 

Secretaria de Saúde (SES) – Orientações sobre alimentação saudável; aferição de glicemia e pressão arterial; Prevenção sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST); combate à dengue.

 

Departamento de Trânsito (DETRAN-DF) – Simulador de trânsito: óculos virtual de simulação de estar dirigindo com efeitos de álcool. Kits informativos sobre leis de trânsito; Jogos educativos.

 

Ouvidoria do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPTDFT) – Informações ou providências, reclamações, sugestões, denúncias e elogios sobre os serviços oferecidos pelo MPDFT, seus órgãos e serviços auxiliares.

 

Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES) – Atendimento para isenção da taxa de 2ª via da identidade para pessoas em situação de vulnerabilidade. Verificar situação de pessoas idosas ou com deficiência que estão com Benefício de Prestação Continuada (BPC) bloqueado.

 

Defensoria Pública (DPDF) – Orientação Jurídica e psicossocial durante o evento.

 

Secretaria da Mulher (SMDF) – Unidade Móvel de Acolhimento à Mulher: atendimento psicológico e social para vítimas de violência.

 

Fundação Regional de Assistência Oftalmológica (FRAO) – Exame de vista. Pressão do olho. Prevenção de cegueira. Gratuidade para óculos monofocal.

 

Secretaria de Turismo – Centro de Atendimento ao Turista – CAT apresenta os pontos turísticos do Recanto e de Brasília.

 

Parcerias

São parceiros desta ação além da Sejus, as secretarias da Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão; Educação, Saúde, Segurança, Turismo e Desenvolvimento Social. Serviço de Limpeza Urbana -SLU; Companhia Energética de Brasília – CEB; Companhia de Saneamento Ambiental do DF- Caesb; Departamento de Trânsito do Distrito Federal – DETRAN; Polícia Civil do DF; Polícia Militar do DF; Corpo de Bombeiros; Banco Regional de Brasília – BRB; Correios; Defensoria Pública da União; Defensoria Pública do DF; Superintendência Regional do Trabalho; Polícia Rodoviária Federal; Superintendência do Sistema Penitenciário; Tribunal Regional Eleitoral; Receita Federal; Transporte Urbano do Distrito Federal; INSS; Justiça Federal; Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios; Ministério Público do DF e Territórios; Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal – CODHAB; Fundação Regional de Assistência Oftalmológica (FRAO) e Administração Regional do Recanto das Emas.

 

 

Confira as fotos do evento no Flickr da SEJUS!