22/08/19 às 16h22 - Atualizado em 22/08/19 às 16h23

Adolescentes do sistema socioeducativo se preparam para X Conferência Distrital dos Direitos da Criança e do Adolescente

Adolescentes do sistema socioeducativo também estão se preparando para participar das Conferências dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes. A X Conferência Distrital dos Direitos da Criança e do Adolescente acontece nos dias 23 e 24 de agosto, sexta-feira e sábado, na Universidade de Brasília (UNB).

Para qualificar as discussões dos eixos orientadores das conferências e ampliar a participação dos adolescentes inseridos no Sistema Socioeducativo, a Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus) promoveu a Conferência Livre do Sistema Socioeducativo do DF. A ação, que aconteceu no último dia 16/08, no auditório da Câmara Legislativa do DF, contou com a participação de servidores da Subsecretaria do Sistema Socioeducativo e dos jovens assistidos pelo órgão.

“Ouvir a voz dos adolescentes apresentando suas propostas, em um lugar de participação popular tão simbólico como a Câmara Legislativa, foi um momento histórico para o Sistema Socioeducativo“, destacou a coordenadora de Semiliberdade e de Meio Aberto, Júlia Galiza, que participou da ação da Sejus.

Etapas – Antes disso aconteceu uma ação regionalizada, organizada e executada pelas Unidades do Sistema Socioeducativo do DF, espalhadas em diferentes Regiões Administrativas. Foram realizadas 4 conferências nas Unidades de Semiliberdade; 8 conferências nas Unidades de Meio Aberto e 3 conferências nas Unidades de Internação. Nessa fase foram discutidos os Eixos I e II da Conferência Distrital, referentes à garantia dos direitos e prevenção da violência.

Já a segunda etapa, que foi a Conferência Livre, uniu adolescentes e jovens das três unidades socioeducativas em um único evento, no auditório da Câmara Legislativa, com a discussão e elaboração de propostas pelos adolescentes para os Eixos III, IV e V, referentes a orçamento, participação e controle social. Os adolescentes participaram da mesa de encerramento apresentando suas propostas para a melhoria das políticas e para a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Saiba mais sobre a Conferência