Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/10/19 às 16h49 - Atualizado em 12/10/19 às 16h50

Atividades de lazer, música e muito aprendizado marcaram o Dia das Crianças, evento coordenado pela Sejus

COMPARTILHAR

 

O Dia das Crianças comemorado neste sábado, dia 12 de outubro, fechou com alegria a campanha do Governo do Distrito Federal que começou no início do mês, com atividades de lazer, aprendizado, brincadeiras, apresentações e muita diversão para toda a família no Estacionamento 12 do Parque da Cidade. O secretário de Justiça e Cidadania do DF, Gustavo Rocha, fez questão de levar toda a família e reafirmou a importância do evento que visa estimular a primeira infância.

 

Promovido pelo Governo do Distrito Federal, o dia dos pequenos no Parque da Cidade contou com a coordenação da Secretaria de Justiça e Cidadania na arrecadação e triagem dos mais de 30 mil brinquedos arrecadados na campanha liderada pela primeira dama do DF, Mayara Noronha.

 

Foram os voluntários, capitaneados pela Sejus, que fizeram a triagem dos mais de 30 mil livros e brinquedos arrecadados na campanha “Vem Brincar Comigo”.

 

As doações já estão sendo distribuídas para as instituições cadastradas no Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA/DF) e Conselho de Assistência Social (CAS/DF), que foram indicadas pelas administrações regionais.

 

Os voluntários foram recrutados por meio do Portal do Voluntariado, uma plataforma interativa que conecta perfis de interesse com oportunidades de serviços voluntários.

 

Para felicidade dos pequenos não faltaram brincadeiras populares e diversão neste sábado. O palhaço Paçoca não deixou criança triste. E a programação incluiu corda, arcos e balões, jogos desportivos, capoeira, iniciação ao kung Fu, dança, banho de espuma, doação de pipas e cachorros policiais para interagir com as crianças. Além dessas ações, teve o momento de estimular o aprendizado com jogos interativos de educação ambiental, contação de história, mala do livro, aula de primeiros socorros em crianças acidentadas, atividades físicas e meditação.

 

Segundo a subsecretária de Políticas para Crianças e Adolescentes da Sejus, Adriana Faria, as brincadeiras devem fazer parte da rotina de qualquer criança porque são elementos fundamentais para seu desenvolvimento. “Brincar e se divertir são direitos previstos, inclusive, no Estatuto da Criança e do Adolescente. Neste evento, as meninas e meninos tiveram a oportunidade de participar de brincadeiras e atividades que contribuem para o desenvolvimento cognitivo e fortalecem o vínculo das crianças com sua família, outro importante fator para o crescimento saudável”, concluiu.