Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/08/16 às 14h26 - Atualizado em 25/08/16 às 17h49

Cerimônia de juramento à Bandeira reúne 82 jovens

COMPARTILHAR

Dispensados do Serviço Militar Obrigatório selam compromisso de atender a uma eventual convocação das Forças Armadas. Até dezembro, quem completa 18 anos em 2016, mas ainda não fez o alistamento, deve procurar uma Junta de Serviço Militar para regularizar a situação

Oitenta e dois jovens participaram, na manhã desta quarta-feira (3/8), da cerimônia de juramento à Bandeira, na sede da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus/DF). O evento segue as diretrizes da Lei do Serviço Militar, que estabelece o compromisso daqueles dispensados por excesso de contingente. Até os 45 anos de idade, todos eles estarão obrigados a atender uma eventual convocação das Forças Armadas, em caso de necessidade.

“O juramento à Bandeira é uma das maiores expressões de cidadania. Trata-se de um momento único, quando temos a oportunidade de expressar nossa lealdade e respeito à nossa pátria. Quando falamos de cidadania, devemos ter consciência da importância da responsabilidade quanto ao cumprimento do próprio dever. Não temos condição moral de reclamar direitos, se não estivermos pré-dispostos a cumprir com nossos deveres. Somente quando colocarmos nossos deveres à frente dos direitos é que construiremos um país melhor. A prática da justiça é o resultado do exercício da cidadania”, discursou o subsecretário de Políticas para Justiça, Cidadania e Prevenção ao Uso de Drogas, Hugo Sousa Lima.

O prazo regulamentar já expirou em junho, mas, até dezembro, para aqueles que ainda não o fizeram, todos os jovens que completam 18 anos em 2016 devem procurar uma Junta de Serviço Militar para regularizar a situação. A sede da Sejus/DF, localizada na antiga Rodoferroviária, dispõe de uma Junta para atender a população do Cruzeiro, da Octogonal, do Sudoeste e do Setor Militar Urbano.

Para localizar a Junta de Serviço Militar mais próxima de sua residência, clique AQUI, digite a palavra “Brasília” no campo de busca e confira a lista de endereços. Mais informações: 2104-1843.