Em alusão ao “Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa”, celebrado em 21 de janeiro, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) promoveu uma cerimônia inter-religiosa, nessa terça-feira (21), na Catedral Anglicana de Brasília. O evento reuniu representantes de diversas matrizes religiosas e teve o apoio do Comitê Distrital da Diversidade Religiosa (CDDR), Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil, Iniciativa das Religiões Unidas – URI Brasília, Movimento Espiritualidade em Ação, e da Rede Nacional da Diversidade Religiosa. A coordenadora de Políticas de Promoção e Proteção da Liberdade Religiosa, Adna Santos, a Mãe Baiana, representou a Sejus no evento.
Na ocasião, foram homenageadas as religiosidades indígenas e afro-brasileiras, consideradas as principais afetadas pela intolerância e o preconceito. O ato teve a participação de representantes dessas crenças, que tiveram a oportunidade de explicar seus fundamentos e apresentar seus objetos sagrados.
A atividade foi encerrada com um momento de interação inter-religiosa, composto por uma benção coletiva a o plantio de uma muda de oliveira no jardim da catedral, representando a unidade entre as religiões e o compromisso pela construção da paz.
A programação da quarta semana distrital alusiva ao “Dia Nacional de Combate à intolerância Religiosa” englobou ainda um evento no Terreiro Ilê Axé Oyá Bagan, no último dia 11, e uma ação no Parlamundi da LBV, no dia 21.