Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/09/19 às 16h09 - Atualizado em 11/09/19 às 15h09

Cidade Estrutural recebe programa “Sejus mais Perto do Cidadão” a partir desta segunda-feira (09)

COMPARTILHAR

 

A próxima parada do Programa “Sejus Mais Perto do Cidadão” é na Cidade Estrutural, dias 13 e 14 de setembro, com a oferta de vários serviços do Governo do Distrito Federal (GDF) à população. Entretanto, já nesta segunda-feira, dia 9, e durante toda a semana, a Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus), que está à frente do programa, leva diversas atividades para as escolas da cidade.

 

Os alunos estão sendo contemplados com ações de mobilização como o Hip Hop contra as drogas, o Campeonato de Modalidades Esportivas e Concurso de Grito de Guerra Contra às Drogas, palestra sobre Racismo Religioso, Igualdade Racial e Direitos humanos, LGBTfobia, Inclusão da Pessoa com Deficiência, além de atividades lúdicas para crianças. Os diálogos com os alunos vão acontecer sobre vários temas, como os relacionados à violência, utilizando a metodologia do Projeto Maria da Penha Vai à Escola.

 

E as ações nas escolas envolvem ainda contação de histórias, a abordagem de temas como o que é saúde, comunicação não-violenta, vacina – fakes e fatos -, oficina de confecção de brinquedos com materiais recicláveis e costura.

 

E tem muito mais. Nos dias 13 e 14, em frente à sede da administração local, das 9 às 17 horas, a comunidade terá acesso a emissão de Carteira de Identidade, CPF, Carteira de Trabalho, corte de cabelo, testes de glicemia, aferição de pressão arterial. Também serão oferecidos serviços odontológicos, oftalmológicos, além de informações sobre os direitos do consumidor, sobre o idoso, música com cantores da cidade e museu de ciências naturais, dentre muitas outras atrações. Mulheres vítimas de violência atendidas pela Sejus estarão no local participando da Feira de Talentos onde venderão seus produtos.

 

“Estou muito feliz com essa iniciativa, pois consegui tirar a carteira de identidade dos meus 4 filhos, sem burocracia e sem esperar tanto”, disse a moradora da cidade de São Sebastião, Erone Feitosa, 37 anos, ao lado dos filhos de 8, 11, 13 e 14 anos, que saíram vibrando com o documento na última edição do evento.

 

Esta é a sétima edição do programa Sejus mais Perto do Cidadão que já contemplou quase 25 mil pessoas nas cidades da Candangolândia, Paranoá, Planaltina, Recanto das Emas, Brazlândia e São Sebastião.

 

Para o secretário da Sejus, Gustavo Rocha, o programa se consolidou como ação de cidadania. “É muito importante para as comunidades terem a oportunidade de usufruir das ações do governo. Conhecer seus direitos através das palestras, dos especialistas que prestam esclarecimento nos locais e do material informativo que é distribuído. É muito valioso para as pessoas serem atendidas nas suas necessidades mais básicas perto de casa. E esse programa tem esse objetivo”, disse.

 

Parcerias – São parceiros desta ação: a Administração Regional do SCIA e Estrutural e as secretarias da Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão; Saúde, Segurança, Turismo, Mulher, Desenvolvimento Social, Juventude e de Atendimento à Comunidade. Serviço de Limpeza Urbana -SLU; Companhia Energética de Brasília – CEB; Companhia de Saneamento Ambiental do DF- Caesb; Departamento de Trânsito do Distrito Federal – DETRAN; Polícia Civil do DF; Polícia Militar do DF; Corpo de Bombeiros; Banco Regional de Brasília – BRB; Correios; Defensoria Pública da União; Defensoria Pública do DF; Superintendência Regional do Trabalho; Polícia Rodoviária Federal; Superintendência do Sistema Penitenciário; Tribunal Regional Eleitoral; Receita Federal; Transporte Urbano do Distrito Federal; INSS; Justiça Federal; Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios; Ministério Público do DF e Territórios; Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal – CODHAB; Fundação Regional de Assistência Oftalmológica (FRAO) e Uniceub.