26/08/19 às 13h07 - Atualizado em 26/08/19 às 13h08

Com apoio da Sejus, evento debate reflexos da exploração do trabalho escravo

O Subsecretário de Direitos Humanos e Igualdade Racial da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), Juvenal Araújo, participou na última semana do II Colóquio: Geopolítica & Cartografia da Diáspora África-América-Brasil realizado pelo Projeto GeoAfroBrasil e o Centro de Cartografia da Universidade de Brasília com o apoio da Sejus. Na ocasião, participou do painel: Espaços Africanizados do Brasil II: O Estado preconceituoso, os conflitos estruturais, a educação Precária e as Respostas da Comunidade.

O objetivo do evento foi subsidiar os participantes com pesquisas e reuniões técnicas para fortalecer a capacitação dos interessados na pauta. “Os reflexos da escravização dos negros são sentidos até hoje e levam, por exemplo, as crianças negras a aprendem desde cedo que são diferentes. Até hoje buscamos igualdade, lutamos contra o racismo e a inviabilidade da população negra”, disse Juvenal Araújo.

O Colóquio contou com a presença de acadêmicos, técnicos governamentais e de empresas privadas, estudantes de graduação e pós-graduação, políticos, entidades sociais, profissionais e comunitárias, assim como educadores das redes pública e particular.