Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/11/19 às 20h22 - Atualizado em 11/11/19 às 20h23

Começa Curso de Formação dos eleitos para o cargo de conselheiro tutelar

COMPARTILHAR

 

No total, 150 candidatos eleitos em outubro para a função de conselheiro tutelar participaram nesta segunda-feira (11) da primeira turma do Curso de Formação, na Escola Técnica de Ceilândia, localizada na EQNN 14 Área Especial. As aulas seguem até o dia 14 de novembro, das 8h às 18h.

 

O curso foi aberto pela subsecretária de Políticas para Crianças e Adolescentes da Secretaria de Justiça e Cidadania, Adriana Faria. Ela deu boas-vindas aos candidatos e ressaltou que a formação é a última etapa do Processo de Escolha dos Conselheiros Tutelares do DF, que incluiu uma prova, comprovação dos requisitos exigidos pelo cargo e a eleição.

 

“Nosso objetivo é garantir às crianças e aos adolescentes conselheiros tutelares, que além de comprometidos com essa causa, sejam capacitados para assumirem suas funções em janeiro do próximo ano”, ressaltou Adriana Faria, que também preside o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do Distrito Federal (CDCA), órgão vinculado à Sejus.

 

Outras três turmas estão programadas para ocorrerem até dezembro. Cada uma atenderá 150 alunos. A matrícula para participar da formação foi feita pela internet, entre os dias 6 e 8 de novembro. Os candidatos puderem escolher a turma.

 

O Curso de Formação é obrigatório e eliminará os candidatos que não comparecerem a 80% das aulas. O Curso tem a duração total de 60 horas, sendo 40 horas presenciais e 20 horas a distância. O conteúdo das aulas aborda aspectos relativos às atividades e função do conselheiro tutelar. O candidato deve acessar a plataforma EAD no endereço eletrônico http://escoladeconselhos.sejus.df.gov.br e responder corretamente 60% das atividades propostas para obter a presença relativa às 20 horas de ensino a distância.

 

Cronograma das turmas

 

TURMA 1: de 11 a 14 de novembro de 2019, das 8h às 18h, na Escola Técnica de Ceilândia, localizada na EQNN 14 Área Especial S/N, Ceilândia Sul-DF;

 

TURMA 2: De 18 a 21 de novembro de 2019, das 8h às 18h, no Centro de Convenções Antônio Félix Filho, do Complexo Sede da Polícia Rodoviária Federal, localizado no SPO Quadra 3 lote 5, Brasília-DF;

 

TURMA 3: De 25 a 28 de novembro de 2019, das 8h às 18h, no Auditório da Sede do Departamento de Trânsito do Distrito Federal, localizado no SAM Lote A Bloco B Ed. Sede, Brasília-DF;

 

TURMA 4: De 2 a 5 de dezembro de 2019, das 8h às 18h, no Auditório da Sede da Polícia Civil do Distrito Federal, localizado no SPO, Conjunto A, Lote 23, Complexo da PCDF, Ed. Sede, Brasília-DF.