Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/03/19 às 13h34 - Atualizado em 22/03/19 às 13h46

Comunidades Terapêuticas

COMPARTILHAR

 

O presidente do Conselho de Política Sobre Drogas do Distrito Federal (Conen/DF), vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania, Anderson Moura e Sousa, e membros do colegiado participaram de sessão solene na quarta-feira (20/3), no Plenário da Câmara dos Deputados, para celebrar os 50 anos de instalação das Comunidades Terapêuticas (CTs) no Brasil. A presença atendeu a convite do deputado Eros Biondini (PROS/MG).

 

O Conen-DF, na ocasião, parabenizou a todas as entidades classificadas como comunidades terapêuticas por esta importante celebração e pelo reconhecimento merecido, por serem instituições que realizam um trabalho primoroso que o Estado sozinho não realizaria, contribuindo para a transformação de vidas atingidas pelo uso abusivo de álcool e outras drogas.

 

No Brasil, sob a influência do programa da Synanon e da Day Top Village, se originaram as primeiras comunidades terapêuticas. Com a fundação da Fazenda do Senhor Jesus, em 1978, na cidade de Campinas-SP, o trabalho realizado pelo Padre Haroldo J. Rahm acabou por acelerar e qualificar a implementação de outras CTs em território nacional.