Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/03/19 às 14h47 - Atualizado em 25/03/19 às 14h49

Conen promove curso de capacitação sobre sexualidade e uso de drogas

COMPARTILHAR

 

O Conselho de Política Sobre Drogas do Distrito Federal (Conen/DF), com o apoio da Subsecretaria de Política de Direitos Humanos (SUBDH), e da Subsecretaria de Enfrentamento às Drogas (SUBED), promoveu o curso “Capacitação em Sexualidade e Uso de Substâncias Psicoativas”, realizado no Auditório da Escola de Governo do Distrito Federal na última quinta-feira (21).

 

O curso foi direcionado aos membros de conselhos de políticas públicas do Governo do Distrito Federal; profissionais de Centros de Atenção Psicossocial-CAPS AD; servidores de unidades afetas à temática de direitos humanos e do enfrentamento às drogas; gestores de Comunidades Terapêuticas; lideranças de Movimentos LGBTI e organizações religiosas.

 

Foi ministrado pela professora Ariadne Ribeiro, mestre em psiquiatria e psicologia médica e doutoranda da Escola Paulista de Medicina, especialista em dependência química e em Educação Sexual. Ela também é responsável pela articulação e implantação da testagem rápida e dispensação/de medicamentos antirretrovirais, no primeiro serviço de saúde mental com cuidado equânime focado nas questões de gênero e sexualidade.

 

Participaram da abertura do evento Juvenal Araújo, subsecretário de Política de Direitos Humanos; Rodrigo Barbosa da Silva, subsecretário de Enfrentamento às Drogas; Anderson Moura e Sousa, presidente do Conselho de Política Sobre Drogas do Distrito Federal e Waleska Batista, conselheira do Conselho de Política Sobre Drogas do Distrito Federal, representante do Conselho Regional de Serviço Social CRESS 8ª Região.

 

Resolução 

 

Waleska Batista é conselheira relatora da Resolução Conen nº. 7, de 21/03/2019, assinada no evento, que estabeleceu diretrizes para o acolhimento de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, transexuais e intersexo – LGBTI, em situação de dependência de substâncias psicoativas, uso e/ou abuso de álcool e outras drogas, no âmbito das parcerias celebradas com organizações da sociedade civil – comunidades terapêuticas, envolvendo recursos financeiros do Fundo Antidrogas do Distrito Federal (FUNPAD) e que foi publicada no DODF nº. 55, Seção II, pág. 28, do dia 22/03/2019.

 

O evento contou com a participação de mais de 150 pessoas, sendo registrada a presença de outras autoridades como Ana Paula Benet, coordenadora de Diversidade, da Subsecretaria de Política de Direitos Humanos/SEJUS; Areolenes Cursino Nogueira, presidente da Federação das Comunidades Terapêuticas do Centro-Oeste, conselheira deliberativo da Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas – FEBRACT, e conselheira do Conen/DF; Henrique França, conselheiro deliberativo da Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas – FEBRACT, conselheiro da Federação Latino Americana de Comunidades Terapêuticas – FLACT e conselheiro do Conselho de Política Sobre Drogas do Distrito Federal.