Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/03/19 às 18h01 - Atualizado em 21/03/19 às 18h01

Dia 21 de março: Sejus alerta para inclusão de portadores de Síndrome de Down

COMPARTILHAR

No dia 21 de março comemora-se o Dia Internacional de Síndrome de Down. A Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) chama a atenção para a importância da data e de se promover a discussão de alternativas para aumentar a visibilidade social das pessoas com Síndrome de Down.

 

“Precisamos conhecer para incluir. As pessoas com Síndrome de Down têm dado lições ao mundo quanto à inclusão. Hoje as pessoas com Síndrome de Down estão nos bancos escolares, são professores, empresários, atores, dentre tantas outras profissões, ocupando um lugar próprio e digno na sociedade. Hoje é um dia para conscientizar sobre a importância da luta pelos direitos igualitários e inclusão social”, disse o subsecretário de Direitos Humanos da Sejus, Juvenal Araújo.

 

A Síndrome de Down não é uma doença e, sim, uma falha genética, que acontece na divisão celular do óvulo, que resulta em um par a mais no cromossomo 21, chamada trissomia.

 

No Brasil existem aproximadamente 300 mil pessoas com Síndrome de Down, segundo dados do IBGE. A inclusão dessas pessoas na vida escolar e profissional aumenta sua possibilidade de desenvolvimento, além de reforçar para sociedade a necessidade de respeito às diferenças, quaisquer que sejam.