Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/08/19 às 12h20 - Atualizado em 26/08/19 às 12h20

Dia D da Pessoa com Deficiência oferece 438 vagas em empresas do DF

COMPARTILHAR

 

 

 

O Dia D da Pessoa com Deficiência acontecerá nos dias 29 e 30 de agosto, das 8h às 17h, na Estação da Cidadania do Metrô (112 Sul). É importante ressaltar que para participar o candidato deve se dirigir a Agência do Trabalhador da Estação do Metrô da 112 Sul onde passará por uma avaliação. Caso o perfil se encaixe dentro de alguma vaga, o candidato receberá a carta de encaminhamento.

 

No dia do evento, a pessoa deve levar a carta de encaminhamento, juntamente com cópias do currículo e, recomenda-se que leve também o laudo médico atualizado. O objetivo da ação é a inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho.

 

Esta é a segunda edição do processo seletivo para contratação de pessoas com deficiência. Na primeira edição, ocorrida nos dias 27 e 28 de março, foram realizados 1976 atendimentos e disponibilizadas 272 vagas em 29 empresas do DF. Agora, o número de vagas praticamente dobrou e serão ofertados 438 postos de trabalho. A iniciativa é da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF).

 

Para o secretário da Sejus, Gustavo Rocha, “nosso objetivo com esse evento é reunir as empresas que precisam cumprir a Lei de Cotas e as pessoas com deficiência que estão à procura de um espaço no mercado de trabalho. Mas é fundamental que essa contratação não seja vista apenas como uma obrigação legal”, disse.

 

A organização da ação dá-se por meio da Subsecretaria de Políticas de Direitos Humanos e Igualdade Racial da Sejus, da Secretaria do Trabalho, do Ministério Público do Trabalho DF/TO e do Fórum de Inclusão das Pessoas com Deficiência do Distrito Federal.

 

O Subsecretário de Direitos Humanos da Sejus, Juvenal Araújo citou o sucesso da primeira edição, que alcançou quase dois mil atendimentos. “Isso nos mostrou a necessidade de haver outras iniciativas semelhantes, com vistas a sensibilizar as empresas quanto à contratação de pessoas com deficiência, já prevista em lei. O resultado da ação superou a expectativa, que estimava mil atendimentos nos dois dias do evento”, comemorou.