No Dia Internacional do Voluntariado, 5 de dezembro, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) promoveu um encontro imersivo denominado “Voluntariado Experience” com o objetivo de proporcionar novas experiências e capacitar líderes da sociedade civil, bem como valorizar o trabalho de voluntários que fazem parte do Portal do Voluntariado. O evento, realizado no Instituto Caixa Seguradora, aconteceu durante todo o dia com diversas atividades.
Pela manhã o diretor do Programa do Voluntariado em Ação, da Sejus, Pedro Alves, discorreu sobre o Portal do Voluntariado. Em seguida, a coordenadora do Instituto Bancorbrás, Roberta Abreu, trouxe cases de sucesso no âmbito do voluntariado corporativo e posteriormente o especialista em voluntariado que veio de São Paulo exclusivamente para o evento, Marcelo Nonohay falou sobre ferramentas e estratégias de impacto social.
No período da tarde foi realizado um desafio criativo com cinco organizações de sociedade civil. Eles propuseram projetos utilizando conhecimentos adquiridos na primeira parte do evento. A Organização de Sociedade Civil (OSC) Moradia e Cidadania foi escolhida como a melhor proposta, com o projeto Amor Sem Fronteiras, que visa acolher refugiados.
O subsecretário de Políticas de Direitos Humanos e de Igualdade Racial da Sejus, Juvenal Araújo, e representantes do Instituto Bancorbrás fizeram a entrega do prêmio de R$3 mil para a empresa vencedora dar início aos projetos.