Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/06/19 às 19h49 - Atualizado em 14/06/19 às 19h51

Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa tem ações da Sejus

COMPARTILHAR

 

No Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado neste sábado, dia 15/6, a Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus/DF), por meio da Subsecretaria de Políticas para o Idoso, promove ação no evento “Sejus mais Perto do Cidadão”, que acontece nesta sexta (14) e sábado (15) em Brazlândia. Uma equipe de servidores estará na sede da Administração Regional local para orientar as pessoas sobre as leis que regem o Estatuto do Idoso, como forma de orientá-las na defesa dos direitos das pessoas idosas.

 

“A violência contra a pessoa idosa, em suas diversas manifestações, é um dos maiores obstáculos para a plena realização de um estado democrático e atinge profundamente a dignidade da pessoa humana”, afirmou o Subsecretário de Políticas para o Idoso, Washington Mesquita.

 

O Subsecretário citou dados divulgados na última terça-feira (11/06) pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), que apontaram um aumento de 13% no número de denúncias sobre violência contra idosos, em relação ao ano anterior. O serviço de atendimento, o “Disque 100”, recebeu 37.454 notificações, sendo que a maioria das agressões foi cometida nas residências das vítimas (85,6%), por filhos (52,9%) e netos.

 

“São números preocupantes, daí a importância de se criar uma consciência mundial, social e política do problema para que haja um maior fortalecimento nas formas de prevenção contra a violência”, pontuou Mesquita.

 

Dia contra a violência – O 15 de junho foi instituído em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, como o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. O objetivo é criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa, e, simultaneamente, disseminar a ideia de não aceita-la como normal.

 

Subsecretaria – A Subsecretaria de Políticas para o Idoso foi criada pelo Decreto de nº 39.807, de 07 de maio de 2019 e é vinculada à Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF). Sua criação teve o objetivo de oferecer apoio psicossocial, avaliar os planos, programas, projetos, orçamentos públicos destinados aos idosos; formular diretrizes que promovam atividades que visem à defesa dos direitos dos idosos buscando funcionalidades e projetos na educação; inclusão digital como forma de inserir os idosos na utilização da informática e em esportes, contribuindo assim para um envelhecimento ativo e saudável dessa massa da sociedade.

 

O Brasil possui um conjunto de leis – como o Estatuto do Idoso –, além de dispositivos e ações interdisciplinares que promovem o envelhecimento saudável e asseguram o cumprimento de direitos garantidos por lei; participação social e cuidados de atenção especial à saúde.