8/08/19 às 16h57 - Atualizado em 8/08/19 às 16h58

Diálogo: Encontro dos Sagrados marca Dia Internacional dos Povos Indígenas

O Diálogo: Encontro dos Sagrados, um evento de intercâmbio entre o Governo do Distrito Federal e os povos tradicionais, acontece nesta sexta-feira (9) das 9h às 12h, no Memorial dos Povos Indígenas. O evento é uma iniciativa da Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus), através da Subsecretaria de Direitos Humanos e de Igualdade Racial.

Dia 9 de agosto marca o Dia Internacional dos Povos Indígenas. A data é uma conquista para as nações indígenas do mundo inteiro. A agenda foi criada em 1995 pelas Nações Unidas e busca garantir autodeterminação e os direitos humanos de todas as etnias indígenas.

Para o subsecretário de Direitos Humanos, Juvenal Araújo, o objetivo é promover a aproximação da população indígena do Distrito Federal com a Sejus e alinhar as políticas públicas para essa comunidade de Brasília. “A ideia é promover o aprofundamento das discussões sobre temas e segmentos populacionais, cujas pautas e demandas são estratégicas para a construção e manutenção de políticas públicas”.

Dentre os temas em debate está o painel sobre o “Dia Internacional dos Povos Indígenas”. Também em pauta a educação, saúde, assistência social, cidadania e direitos humanos. E, ainda assistência técnica, acesso a programas e políticas de incentivo à produção. O evento contará ainda com uma intervenção cultural indígena.

O Memorial dos Povos Indígenas fica localizado em frente ao Memorial JK, Eixo Monumental, em Brasília.