Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
31/05/19 às 19h16 - Atualizado em 31/05/19 às 19h16

Distrito Federal oficializa adesão ao Programa Criança Feliz

COMPARTILHAR

Foto: Luiz Alves – Ascom/Sejus

 

A cerimônia de abertura da IV Semana do Bebê, realizada nesta sexta-feira (31), pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), foi marcada pela adesão do Distrito Federal ao Criança Feliz, programa do Governo Federal para acompanhamento de meninos e meninas na primeira infância. O decreto que oficializa a parceria do DF com o Ministério da Cidadania, responsável pela execução do programa, foi assinado pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha. “Esse programa vem cuidar de quem mais precisa. Esperamos que o sucesso dele seja sentido na vida de cada criança atendida. Nosso trabalho é cuidar dos que mais precisam com educação de qualidade, saúde de qualidade e garantido que tenham um futuro melhor”, disse Ibaneis Rocha.

 

O Criança Feliz atende crianças de até 6 anos e gestantes, com visitas semanais feitas por técnicos capacitados em desenvolvimento infantil. Também inclui ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos. O Criança Feliz Brasiliense vai ser coordenado pela Casa Civil, com participação das secretarias de Justiça e Cidadania (Sejus), de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs), de Saúde (SES) e de Educação (SEE). Na próxima semana, deve sair o edital de contratação de visitadores, que passarão por pelo menos 3,2 mil residências da capital.

 

Na avaliação do secretário de Justiça e Cidadania, Gustavo Rocha, a parceria com o Ministério da Cidadania será fundamental para mudar a realidade de diversas crianças do DF que estão em situação vulnerável. O secretário reforçou ainda a importância do afeto para o desenvolvimento integral das crianças, ao explicar a escolha do tema da IV Semana do Bebê. “O mote desta Semana do Bebê é o direito ao abraço. Queremos mostrar a importância do afeto para a formação integral das crianças. É investindo nisso que vamos mudar a realidade das crianças e contribuir para que tenhamos adultos com plenitude moral”, explicou.

 

A partir deste sábado até o dia 7 de junho, a carreta do percorrerá sete cidades do DF: Samambaia, Ceilândia, Estrutural, Varjão, Fercal, Itapoã e Planaltina. A população terá acesso a diversas atividades, como apresentações artísticas, brincadeiras, palestras, oficinas, rodas de conversa, ações de saúde, assistência jurídica e psicossocial. “Serão sete dias com mais de 150 atividades disponibilizadas para a população. Nosso desafio é mostrar a importância de se investir na primeira infância”, disse a subsecretária de Políticas para Criança e Adolescente da Sejus, Adriana Faria.

 

De acordo com a Secretaria Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano do Ministério da Cidadania, Ely Harasawa, o DF é um exemplo de atuação intersetorial para atendimento das crianças na primeira infância. “A realização da carreta do bebê é uma iniciativa extremamente importante porque leva esse tema para dentro das comunidades. É um exemplo de trabalho intersetorial”.

 

Também estiveram no lançamento da IV Semana do Bebê a primeira-dama Mayara Noronha, o secretário de Desenvolvimento Humano e Social do DF, Eduardo Zaratz, o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, a secretária da Mulher, Ericka Filippelli, o secretário de Juventude, Léo Bijos, entre outras autoridades. A solenidade contou ainda com a presença de estudantes da Escola Classe 1 da Estrutural e de alunos da Casa de Música do Paranoá, que fizeram apresentações com flauta e violino.