Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/06/18 às 13h08 - Atualizado em 12/12/18 às 16h06

Distrito Federal realiza I Fórum de Enfrentamento às Drogas

COMPARTILHAR

 

Aconteceu na tarde desta terça-feira (26/06), o I Fórum Distrital de Enfrentamento às Drogas. Promovido pela Subsecretaria de Enfrentamento às Drogas, da Secretaria de Justiça e Cidadania, o evento reuniu no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha diversas instituições, como as comunidades terapêuticas com registro no Cadastro de Entes e Agentes Antidrogas do DF e os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

O governador Rodrigo Rollemberg e sua esposa Márcia Rollemberg participaram da cerimônia junto com o secretário de Estado da Secretaria de Justiça e Cidadania, Francisco de Assis. Na  ocasião, o governador do DF assinou o decreto criando o selo Empresa Parceira, que será publicado no Diário Oficial do DF e poderão ser utilizados pelas empresas em matériais de divulgação ou em embalagens dos produtos. “O grande desafio do enfrentamento às drogas é como sair delas. O melhor caminho é o trabalho”, disse o governador.

De acordo com o subsecretário, Anderson Moura, o tema desta primeira edição foi “A reinserção de ex-dependentes químicos na sociedade”, com objetivo de estimular empresas a reservarem vagas para inserir esse público no mercado de trabalho. “É um esforço para a reinserção na sociedade de tantos jovens que precisam desse apoio”, disse.

O dia 26 de junho é a data do Dia Mundial de Combate às Drogas instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O I Fórum Distrital foi dividido em quatro painéis, onde foram debatidas situações vivenciadas por ex-usuários de drogas, que já concluíram com êxito o tratamento e uma das grandes dificuldades enfrentadas, a inserção no mercado de trabalho. Mas de mil pessoas estiveram presentes ao evento.

No primeiro painel, o conselheiro Henrique França abriu o evento dando sua experiência sobre a temática da drogadição e a importância da reinserção social com dignidade.

“Família como Rede Primária para a Manutenção da Abstinência”, com a palestrante Célia Moraes foi o segundo tema do Fórum. Célia é professora do Instituto de Gestalt Terapia de Brasília, com doutorado em Psicologia pela UnB, e conselheira do Conselho de Políticas sobre Drogas (CONEM).

O terceiro painel ficou a cargo de Leidiane Ferreira Alencar com o tema “Testemunho de Vida”. E para encerrar, Ivânia Alves Fernandes, Pablo Andrés Kurlander e Henrique França falaram sobre a “Reinserção Social – Um novo projeto de vida”.

 

Clique aqui e veja as Fotos.