Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/09/19 às 15h19 - Atualizado em 4/09/19 às 15h21

Empossados novos membros do Conselho da Pessoa com Deficiência

COMPARTILHAR

 

Representantes da sociedade civil e do governo tomaram posse no Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CODDEDE), nesta quarta-feira (4), em cerimônia realizada no Palácio do Buriti. Na plenária também foram eleitos o presidente e o vice-presidente do conselho, que é vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus/DF). A representante da Associação de Ostomizados do DF, Ana Paula Batista Soledade, é a nova presidente do colegiado, representando a sociedade civil. Para o cargo de vice-presidente, o eleito foi Jones Valdo Gonçalves de Sousa, representando o Governo do Distrito Federal, por meio da Sejus.

 

Na ocasião tomaram posse cinco membros da sociedade civil de instituições que pediram substituição e nove membros do governo que foram designados na publicação do Diário Oficial do Distrito Federal, Edição n° 157, no dia 20 de agosto. Para o subsecretário de Política de Direitos Humanos e de Igualdade Racial, Juvenal Araújo, o Brasil vive um momento de avanço nas políticas para a pessoa com deficiência e comentou a importância do conselho.

 

“O DF precisa seguir a meta de garantir os direitos das pessoas com deficiência. A Sejus realizou diversas ações, entre elas o Dia D, que ofertou vagas de emprego para pessoas com deficiência. A parceria do governo com a sociedade civil é importante porque é assim que ouvimos as demandas dessa população e podemos cobrar que seja cumprida a reserva de vagas e outros direitos que ela tem”, explicou.

 

Conselho: Com o objetivo de garantir os direitos da pessoa com deficiência no DF, o órgão fiscaliza, monitora e promove políticas públicas destinadas a esse segmento da população. O CODDEDE é composto por vinte e quatro membros e respectivos suplentes, sendo doze indicados por organizações da sociedade civil e doze por órgãos governamentais. Além dos representantes da Sejus, integram o conselho servidores das secretarias de Desenvolvimento Urbano e Habitação; de Esporte e Lazer; de Obras e Infraestrutura; de Saúde; de Transporte e Mobilidade; da Defensoria Pública do DF e do Departamento de Trânsito do DF.

 

Acesse as fotos da solenidade no Flickr da Sejus