Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/08/19 às 15h05 - Atualizado em 27/08/19 às 11h30

Dia Nacional do Voluntariado terá fórum e premiação a pessoas e entidades

COMPARTILHAR

 

Nesta quarta-feira (28/08), Dia Nacional do Voluntariado, acontece em Brasília o Fórum Voluntariado em Ação, que discutirá um conjunto de ações e dispositivos destinados ao fomento, desenvolvimento e valorização do serviço voluntário. O fórum acontece das 13 às 17 horas, no auditório do Memorial JK.

 

O objetivo do fórum é fortalecer a cultura de solidariedade, de cidadania e de pertencimento, em que o cidadão exerça sua condição de protagonista no desenvolvimento da cidade, fomentando o trabalho voluntariado concomitantemente com causas de impacto social. O fórum é uma iniciativa da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), coordenado pela Subsecretaria de Políticas de Direitos Humanos e de Igualdade Racial. Interessados em participar do Fórum Voluntariado em Ação podem se inscrever gratuitamente até esta terça-feira (27/08) pela internet.

 

Durante o fórum receberão certificado de honra da Sejus as três pessoas com maior número de horas oferecidas em trabalho voluntário no DF, apuradas pelo Portal do Voluntariado: http://www.portaldovoluntariado.df.gov.br/. Também serão premiadas as três entidades com maior número de projetos e ações identificados pelo mesmo portal.

 

Para o secretário da Sejus, Gustavo Rocha, “o trabalho voluntário não só agrega valores importantíssimos às instituições, mas também enriquece a sociedade, que recebe em troca cidadãos mais conscientes e com valores internos mais verdadeiros e solidificados”.

 

Portal – O Portal do Voluntariado integra o Programa Voluntariado em Ação, da Sejus, e visa valorizar, reconhecer e estimular ações na cidade por meio de uma plataforma interativa. Ele conecta perfis de interesse com oportunidades de serviços voluntários. Hoje, estão cadastrados no site 22.726 voluntários, 398 projetos e ações, 65 campanhas e doações e 121.951 oportunidades de trabalho voluntariado.

 

Pioneirismo – “O Distrito Federal foi pioneiro em lançar um programa de governo específico para somar esforços de todas as esferas do setor público, do terceiro setor e da iniciativa privada em prol de estimular e fomentar o trabalho voluntário. Queremos transformar o DF na capital da solidariedade e da cidadania”, afirmou o subsecretário de Direitos Humanos e Igualdade Racial da Sejus, Juvenal Araújo.

 

Programação – Na programação do fórum consta apresentação do Programa do Voluntariado em Ação – Métricas, às 14h. Em seguida, participação cidadã com voluntários profissionais e voluntários sociais. Logo após organizações de sociedade civil tratarão do tema Ações de Impacto Social, às 15h.

 

No segundo bloco haverá interlocução na definição das Objetivos de Desenvolvimento Social (ODS), às 15h30. Em seguida, o tema será Voluntariado Corporativo/empresarial, às 16h seguido da premiação.