Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/03/20 às 15h59 - Atualizado em 4/03/20 às 16h00

Jovens do sistema socioeducativo participam de atividades sobre desigualdade de gênero

COMPARTILHAR

 

Com o objetivo de proporcionar um espaço de reflexão, discussão e elaboração de iniciativas sobre desigualdade de gênero, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) está realizando um trabalho junto aos jovens do sistema socioeducativo denominado “Palavra de Homem”.

 

A proposta conta com encontros semanais em rodas de conversa que priorizam o protagonismo do jovem participante, de forma a incentivar o diálogo sobre temas variados. Os jovens participam voluntariamente das atividades e, desde que começou, em dezembro de 2019, o grupo tem contado com uma média de 15 adolescentes participantes.

 

Dentre os objetivos das rodas de conversa estão o de propiciar espaço no qual as relações interpessoais possam ser ressignificadas a partir de uma perspectiva crítica sobre desigualdades de gênero, classe e raça, além de abordar outros temas relevantes para o processo socioeducativo como violência, trajetórias de vida, uso de drogas, dentre outros.

 

A previsão de duração do projeto é de três meses, ao final do qual será feita uma avaliação da atividade para decidir sobre a continuidade dos encontros e possível ampliação, a fim de abarcar um maior número de participantes.

 

O projeto acontece na Unidade de Internação de São Sebastião e é executado pela Subsecretaria do Sistema Socioeducativo da Sejus.