Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/05/20 às 11h59 - Atualizado em 15/05/20 às 12h00

Jovens do sistema socioeducativo vão participar de curso on-line sobre hortas em pequenos espaços

COMPARTILHAR

Foto: Henrique Carvalho

 

Cem jovens atendidos pelo Sistema socioeducativo da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus/DF) vão participar de curso on-line sobre Hortas em Pequenos Espaços (HPE). A ação foi criada pela Embrapa Hortaliças DF diante da nova realidade do isolamento social, para pequenos espaços, como corredores, varandas, sacadas, quintais e até janelas. “A parceria firmada com a Embrapa para possibilitar o acesso ao curso abriu a oportunidade para jovens que estão incluídos em todo o sistema socioeducativo”, destaca Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania do Distrito Federal.

 

O sistema socioeducativo, coordenado pela Sejus, conta várias unidades no Distrito Federal e estabelece algumas modalidades de medidas socioeducativas como prestação de serviços à comunidade, liberdade assistida, semiliberdade e internação, que podem ser aplicadas entre 12 a 21 anos. De acordo com a secretária, os que estão inseridos na modalidade internato utilizam a estrutura das respectivas unidades para acessarem o curso, enquanto aqueles que cumprem as medidas em suas comunidades recebem o link de acesso em seus e-mails, que podem ser abertos pelo celular. Segundo ela, em ambos os casos há um acompanhamento pelas equipes técnicas das unidades para orientar e dirimir dúvidas.

 

“Nesse momento de pandemia e de distanciamento social, estamos abrindo oportunidades para que cursos a distância possam acontecer tanto em nossas unidades, no caso dos internos, e também na casa dos socioeducandos que se encontram em regime meio aberto – liberdade assistida e/ou prestação de serviços à comunidade”, explica Marcela.

 

O Curso

 

Dividido em quatro módulos, o curso on-line traz as informações básicas que vão auxiliar nas diferentes etapas de plantio, condução e manutenção de hortas em pequenos espaços, com explicações sobre os diversos fatores associados à produção de hortaliças, tais como solo, planta, água e luz adequados.

 

A questão dos nutrientes presentes nas hortaliças e a sua importância para uma vida saudável também faz parte da abordagem, complementada por receitas que vão contribuir para diversificar os pratos e enriquecer as refeições.