3/07/18 às 17h16 - Atualizado em 5/12/18 às 15h45

Mutirão da Criança

A população de Planaltina recebeu no sábado (30/6), a 4ª  edição do Mutirão da Criança, organizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania (Sejus), através da Subsecretaria de Proteção às Vítimas de Violência (Subav). O evento aconteceu das 8h às 14h no Centro de Ensino Fundamental 03, no Buritis II.

Com público estimado de 1.500 pessoas, o evento realizou cerca de cinco mil atendimentos gratuitos à população em mais de 30 áreas. O foco de atendimento prioritário foram as crianças, que receberam serviços nas áreas de saúde bucal, consulta oftalmológica, clínica médica, psicológica, além de terem participado de atividades de lazer.

“O Mutirão da Criança é uma celebração da cidadania. É fruto da união e empenho de diversos órgãos do GDF: Administração Regional de Planaltina, Secretaria de Trabalho, Cultura, Detran, Corpo de Bombeiros e Caesb”, comentou o secretário da Sejus, Francisco de Assis.

A partir da mobilização de diversos órgãos, como Detran, Corpo de Bombeiros, Secretaria do Trabalho, Caesb, Polícia Federal e Marinha do Brasil, é possível, através da ação integrada levar aos pais e filhos direitos de cidadania e inclusão social.

Profissionais de odontologia ofereceram atendimento com aplicação de flúor e palestra. Houve também atendimento pediátrico, exposição do trabalho de combate às drogas, apresentação de cães farejadores e oficina de bicicleta.

O ponto alto do evento foi a premiação de quatro bicicletas aos alunos que participaram do concurso de redação, poesia, vídeo e conto organizado por professores e a direção da escola. “Através deste evento, as pessoas, sobretudo, as crianças, recebem ações de cidadania e inclusão social. O resultado tem sido sempre positivo”, declara Andressa Queiroz, subsecretária da Subav.

No Mutirão da Criança de Planaltina estiveram presentes o Secretário de Justiça, Francisco de Assis, o líder o governo, Agaciel Maia, e o subsecretário do Na Hora, Mateus Lolas.

O evento contou com parcerias da iniciativa privada, como o Instituto de Cabeleireiros e de instituições de ensino superior: Upis, UDF, UnB. Todos em prol do objetivo de levar cidadania à população.

Marcaram presença ao mutirão: Instituto Faça uma Criança Feliz, Instituto Amaro Magno de Andrade (IAMA), Viva Oftalmologia e os grupos de mútua ajuda: Al-Anon, Nar-Anon, AA, NA e Amor Exigente.

Clique aqui e veja as fotos