Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/09/20 às 11h53 - Atualizado em 14/09/20 às 12h34

Justiça e Educação iniciam Semana de Prevenção às Drogas

COMPARTILHAR

Nesta segunda-feira (14), a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) em parceria com a Secretaria de Educação (SEEDF) iniciam a Semana de Prevenção ao Uso de Drogas, no Distrito Federal. O objetivo é mobilizar os adolescentes, e chamar atenção aos fatores de risco do consumo de álcool, tabaco e substâncias ilícitas. Este ano, devido à pandemia do novo coronavírus, a campanha será virtual pelas redes sociais das duas pastas, além da Escola Sejus com vídeos educacionais.

 

“Com as escolas fechadas por causa do coronavírus, vamos usar a tecnologia para estimular o diálogo dentro de casa sobre a prevenção do consumo de drogas. E a Escola Sejus será a nossa principal ferramenta nesse trabalho de informação, orientação e conscientização”, explicou a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.

 

De acordo com a Secretaria, os vídeos já estão disponíveis no site da Escola Sejus, e ressaltam a importância de dialogar com amigos e familiares sobre suas tristezas, ansiedades e angústias; cuidados em relação à saúde mental; busca por apoio de especialistas; prática de comunicação não violenta; e dicas de como acolher os que mais precisam de ajuda emocional.

 

Já no primeiro dia da ação, será exibida, às 14 horas, na Escola Sejus On-line e no canal da Secretaria de Educação no Youtube, o EducaDF, a videoaula com o tema principal da semana, “Diálogos com a Família”, com a professora, Paula Ribeiro. A docente é diretora de Prevenção da Subsecretaria de Enfrentamento às Drogas (Sejus/DF).

 

O secretário de Educação, Leandro Cruz, convida as famílias a participarem dessa importante ação junto aos gestores, professores e todos os colaboradores da Educação. “Vamos manter o nosso diálogo sobre a prevenção ao uso de drogas, um tema tão importante para a saúde e a educação da nossa juventude”, afirma.

 

Cenário
De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), a mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a incidência do consumo de álcool por adolescentes entre 13 e 15 anos aumentou em todo o País, passando de 50,3%, em 2012, para 55,5%, em 2015. Já a taxa dos que usaram drogas ilícitas saltou de 7,3% para 9% no mesmo período.

 

Para diminuir essa estatística, a Sejus já desenvolve ações de prevenção ao uso abusivo de substâncias psicoativas por meio da Subsecretaria de Enfrentamento às Drogas (SUBED) e pelo Conselho de Política sobre Drogas do Distrito Federal (Conen/DF) que atua em parceria com as Secretarias de Educação, Saúde, Segurança Pública, Esporte, Desenvolvimento Social, dentre outros.

 

Outra frente de atuação é o acolhimento voluntário de dependentes químicos que buscam tratamento. Para isso, a pasta estabeleceu uma parceria com 12 Comunidades Terapêuticas, e também concedeu 14 registros para associações e que facilitam a criação de projetos voltados para a reinserção social de usuários de drogas.

 

Além dessas ações, por meio do Conen, a Sejus busca a realização de trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS) e no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), a fim de proporcionar atendimento em Comunidades Terapêuticas, Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) e nos Centros de assistência social.

 

Serviço:
Semana de Prevenção às Drogas – campanha virtual
Data: 14 a 18 de Setembro
Público: Crianças, adolescentes e seus familiares
Local: Redes sociais da Secretaria e na página da Escola Sejus