Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/02/20 às 19h02 - Atualizado em 14/02/20 às 19h02

Lançada campanha para proteção de direitos humanos no Carnaval

COMPARTILHAR

 

A partir desta sexta-feira (14) até o dia 29 de fevereiro, a campanha: Unidos da Diversidade – Carnaval Sem Preconceito, Sem Racismo e Sem LGBTfobia estará em circulação no transporte público, aeroporto e nos blocos, conscientizando os foliões sobre prevenção a violações de direitos humanos neste período.

 

A ação é realizada pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), em parceria com outros órgãos: Polícia Civil do DF, por intermédio da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou por Orientação Sexual ou Contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência (Decrin); o Núcleo de Direitos Humanos do Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios (MPDFT); e a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania, Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Legislativa do DF (CLDF).

 

“Essa campanha já nasceu forte. Estaremos nos blocos distribuindo material e conscientizando a população sobre o combate ao preconceito e para a construção de uma cultura de paz”, comentou o subsecretário de Direitos Humanos e Igualdade Racial da Sejus, Juvenal Araújo, durante o lançamento da ação na Polícia Civil do DF. Segundo a delegada chefe da Decrin, Angela Santos, essa união de esforços possibilitou a otimização de recursos humanos, materiais e financeiros para a prestação da segurança pública. “Conseguimos, de forma inédita, reunir as instituições que trabalham com direitos humanos e populações vulneráveis”, disse.

 

“Esperamos que os foliões também se unam a nós para um carnaval com respeito”, acrescentou a coordenadora do Núcleo de Direitos Humanos do MPDFT,Mariana Nunes. Também participaram do lançamento da campanha o deputado Fábio Félix e o corregedor-geral da PCDF, Anderson Espíndola.

 

A campanha será divulgada no Metrô, com transmissão de um vídeo em 623 telas na TV Minuto. No Aeroporto de Brasília, o material passará em mais de 30 telões espalhados pelo local. Já no transporte público, mais de 3 mil ônibus receberão cartazes e vídeos com a divulgação da campanha. Durante o carnaval, serão distribuídos materiais informativos, adesivos e viseiras nos blocos carnavalescos do DF.

 

Os materiais de campanha divulgam também os canais de denúncia: 197 da PCDF; Disque 100; Ouvidoria 162 do GDF; e Disque 127 da Ouvidoria do MPDFT.