Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/08/19 às 17h11 - Atualizado em 30/08/19 às 17h12

Mais de 50 servidores participam de treinamento para eleição de conselheiros tutelares

COMPARTILHAR

 

Mais de cinquenta servidores da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) participaram nesta sexta-feira (30/08) de treinamento no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para a eleição dos conselheiros tutelares que acontece em 6 de outubro, no Distrito Federal.

 

O treinamento tem o objetivo de formar multiplicadores para atuarem como capacitadores dos cerca de seis mil servidores do Governo do Distrito Federal que participarão da eleição. No DF existem 40 Conselhos Tutelares divididos em 31 regiões administrativas. Serão eleitos 200 conselheiros titulares e 400 suplentes.

 

O coordenador da comissão especial que cuida da eleição dos conselheiros tutelares, Cleidison Figueiredo dos Santos, explicou que esta é a primeira vez no DF que a eleição acontece com urnas eletrônicas, possível através da parceria com o TRE. Cleidison integra o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA) – que organiza a eleição – órgão vinculado à Sejus.

 

Cleidison esclareceu que o voto é facultativo e que no DF 2 milhões de eleitores estão aptos a votar, entretanto, pelas experiências anteriores, a eleição deve mobilizar no máximo 30% desse contingente.

 

O número de mesários que trabalhará no evento é estimado em seis mil pessoas, distribuídas em 149 locais de votação. Os servidores da Sejus serão presidentes das seções eleitorais. Servidores dos demais órgãos do GDF têm até dia 6 de setembro para se cadastrarem para participar do processo pelo site: http://eleicao.sejus.df.gov.br. Todos terão direito a folga em dobro pelos dias trabalhados em final de semana, assim como no dia eleição, para isso receberão um certificado.

 

O processo eleitoral dos conselhos tutelares envolve vários órgãos e secretarias do DF, como Polícia Militar, Secretarias de Segurança Pública, de Educação, de Comunicação, dentre outros.