Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/08/20 às 12h19 - Atualizado em 20/08/20 às 12h39

Monumento Natural Dom Bosco passa por ampla reforma

COMPARTILHAR

 

 

Começaram, nesta terça-feira (18), os trabalhos de revitalização do Monumento Natural Dom Bosco, onde está localizada a Ermida Dom Bosco. O local todo, incluindo a capela e o auditório, passará por limpeza, serão construídas rampas de acesso, e equipes farão a roçagem e poda de árvores.

 

O trabalho será executado por uma força-tarefa que reúne vários órgãos , numa ação que vai economizar cerca de R$ 500 mil aos cofres públicos, com mão de obra direta, como socioeducandos do sistema Prisional.

 

A Ermida é a primeira construção de alvenaria da cidade, inaugurada em 1957, antes mesmo de Brasília. Mais tarde, ao redor, foi criado o Parque Ecológico Ermida Dom Bosco – recentemente recategorizado como Monumento Natural.

 

A Secretaria de Governo e o Brasília Ambiental coordenam a ação que já revitalizou outros parques no DF. Entre 2019 e 2020 foram dez parques ecológicos: Saburo Onoyama, Cortado, Olhos D’Água, Águas Claras, Parque das Garças, Denner, Ezechias Heringer, Copaíbas, Tororó e Areal. A Ermida é o décimo-primeiro. A escolha do parque se deu porque neste mês é comemorado o Agosto de Dom Bosco, padroeiro da cidade.

 

A previsão de conclusão dos trabalhos é para o dia 30 deste mês, com a realização de uma missa. O lugar conta com 131 hectares de área verde e atua, também, como uma unidade de conservação ambiental. A superintendente de Unidades de Conservação, Biodiversidade e Água do Brasília Ambiental, Rejane Pieratti, explica que essas áreas vão além das práticas esportivas e de lazer.

 

*Com informações da Agência Brasília