13/09/19 às 17h30 - Atualizado em 13/09/19 às 18h35

Moradores da Estrutural participam das ações do Sejus Mais Perto do Cidadão

A Cidade Estrutural recebeu de braços abertos o programa Sejus Mais Perto do Cidadão que desde o início da semana presta serviços em escolas do local. Nesta sexta-feira (13), muitas pessoas puderam se beneficiar de serviços oferecidos pelo Na Hora, Procon, Detran e de secretarias de Estado e órgãos do DF capitaneados pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus). O evento prossegue neste sábado, dia 14, das 9h às 17 h, em frente à Administração Regional.

O secretário da Sejus, Gustavo Rocha, visitou as instalações nesta sexta-feira e convocou a população da Cidade Estrutural a comparecer também neste sábado para usufruir dos serviços do GDF, assim como para participar das atividades culturais e lúdicas oferecidas pelas equipes que atenderam no local.

“Esse programa foi criado para facilitar a vida das pessoas com serviços do GDF mais perto de casa e para levar ações educativas e de diversão para a comunidade. Até agora, em seis edições, mais de 25 mil pessoas receberam atendimentos diversos”, disse.

Margarida Irene, 56 anos, foi uma das moradoras da Cidade Estrutural que se deslocou até o local do evento para saber informações sobre direitos e oportunidades da pessoa portadora de deficiência. Cega desde os 24 anos devido ao diabetes, Margarida queria saber como usar o celular sem depender de outras pessoas. Foi informada pelos servidores da Sejus sobre o aplicativo adequado para o celular Android e que contempla as pessoas com deficiência visual.

Em outra tenda, na brinquedoteca montada no local, os brinquedos foram feitos por alunos em oficinas realizadas pela Sejus durante a semana em escolas da Estrutural. O boliche era confeccionado a partir do reuso de latas de massa de tomates; rolos de papel higiênico e caixas de papelão formavam um jogo educativo, garrafas pets viraram chocalhos. E a caçapa da boca maluca era uma grande caixa de papelão.

Drogas – Também nesta sexta-feira, estudantes do 4º e 5º anos, do CEF 02 da Estrutural, iniciaram o Torneio de Futebol contra as Drogas. Os times apresentaram seus “gritos de guerra” temáticos e iniciaram o torneio de futebol numa proposta de esporte aliado à prevenção às drogas como promoção de saúde e incentivo a boas práticas.

Cerca de 180 alunos no período matutino, junto aos professores, torceram, vibraram e realizaram um grande momento de confraternização e conscientização sobre os males do uso de substâncias psicoativas. A coordenadora da escola, professora Ana Cristina, informou que o CEF 2 não tem professor de educação física no momento e que, portanto, essa iniciativa está contribuindo muito para a promoção de saúde na escola”. Já o professor Jurimar considera a ideia de falar em Prevenção às Drogas por meio do esporte uma iniciativa criativa que conseguiu alcançar o interesse dos estudantes e mobilizar toda a escola.

Parcerias – São parceiros desta ação: a Administração Regional do SCIA e Estrutural e as secretarias da Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão; Saúde, Segurança, Turismo, Mulher, Desenvolvimento Social, Juventude e de Atendimento à Comunidade. Serviço de Limpeza Urbana -SLU; Companhia Energética de Brasília – CEB; Companhia de Saneamento Ambiental do DF- Caesb; Departamento de Trânsito do Distrito Federal – DETRAN; Polícia Civil do DF; Polícia Militar do DF; Corpo de Bombeiros; Banco Regional de Brasília – BRB; Correios; Defensoria Pública da União; Defensoria Pública do DF; Superintendência Regional do Trabalho; Polícia Rodoviária Federal; Superintendência do Sistema Penitenciário; Tribunal Regional Eleitoral; Receita Federal; Transporte Urbano do Distrito Federal; INSS; Justiça Federal; Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios; Ministério Público do DF e Territórios; Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal – CODHAB; Fundação Regional de Assistência Oftalmológica (FRAO) e Uniceub.

Acesse as fotos no Flickr da Sejus