Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/05/19 às 9h45 - Atualizado em 13/05/19 às 17h34

Mulheres vítimas de violência participam de ação de empoderamento econômico da Sejus

COMPARTILHAR

 

Na próxima quarta-feira, dia 15/05, 25 mulheres vítimas de violência estarão participando de uma ação de empreendedorismo e empoderamento econômico. A iniciativa foi possível através do Projeto Banco de Talentos, da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), por meio da Subsecretaria de Apoio a Vítimas de Violência (Subav). Como parte da iniciativa haverá uma feira, aonde as mulheres estarão expondo produtos diversos, como artesanatos, produtos de beleza e alimentação, dentre outros. A exposição acontecerá durante todo o dia 15, na Estação Rodoferroviária SAIN (antiga rodoviária) ala central, ao lado do Shopping Popular. O secretário da Sejus, Gustavo Rocha participará da abertura do evento, às 9h30.

 

Segundo a subsecretária da Subav, Juciara Rodrigues, a “Feira de Talentos Pró-Vítima é uma oportunidade para que as mulheres atendidas pelo Programa Pró-Vítima, da Sejus, possam apresentar e comercializar seus produtos, contribuindo para que adquiram autonomia financeira e condições de acesso e remuneração permanente no mundo do trabalho”, disse.

 

As atividades sugeridas no projeto Banco de Talentos compreendem ainda a oferta de cursos de formação e capacitação, a assessoria para o ingresso ao mercado formal de trabalho, a promoção de oficinas de aprendizagem artesanal, além da realização de feiras para comercialização de produtos e serviços.

 

Feira de Talentos

 

A Feira de Talentos acontecerá na quarta-feira, dia 15, das 9h30 às 18 horas. Como parte das atividades haverá no local ginástica laboral, com Priscila Paciente e poesia interativa, com Tatiana dos Santos Penha, das 10 às 10h30. A abertura da exposição e vendas dos produtos acontece em seguida.

 

Durante a feira estão previstos depoimentos de mulheres acolhidas pelo Pró-Vítima, que se darão das 11h30 às 12h, das 14h às 14h30 e das 16 h às 16h30. Às 17 horas o evento será encerrado com apresentação musical da banda Maria Vai Casoutras.

 

Pró-Vítima

 

O programa da Sejus-DF presta atendimentos de psicologia e de serviço social a vítimas que sofrem atos de violência doméstica, intrafamiliar, psicológica, física, sexual e institucional.

 

A proposta atual do Pró-Vítima é investir na excelência do atendimento, como também descobrir competências e habilidades das vítimas, a fim de incentivá-las ao mercado de trabalho e ao aprendizado de novas tarefas a partir da oferta de cursos de capacitação.