Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/10/19 às 15h26 - Atualizado em 29/10/19 às 15h28

Outubro Rosa: Sejus promove evento “Você tem que se tocar”

COMPARTILHAR

A Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus) realizará, nesta quarta-feira (30/10), a atividade “Você tem que se tocar”, em alusão ao Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama. O evento acontece das 9h às 14h, no hall de entrada da sede da Sejus, na antiga Rodoferroviária.

 

A ação tem por objetivo informar e promover um debate reflexivo junto às mulheres atendidas pelo programa Pró-Vítima, da Subsecretaria de Apoio a Vítimas de Violência (Subav) que realiza atendimento psicossocial a vítimas de violência, bem como às servidoras da Sejus, sobre os aspectos relacionados à prevenção, ao diagnóstico precoce do câncer de mama, ao autocuidado, aos impactos emocionais e físicos decorrentes do diagnóstico da doença.

 

A atividade integra um dos eixos do projeto “Mentes em Movimento”, que tem como principal objetivo desenvolver a consciência crítica de vítimas de violência, capacitando-as para o reconhecimento e a viabilização de seus direitos, por meio de reuniões, oficinas e dinâmicas em grupo, a partir de temas voltados à prevenção da violência, à autoestima, aos cuidados com a saúde, à equidade de gênero, entre outros.

 

Durante o evento acontecerão atividades de promoção à saúde, ao bem-estar e ao autocuidado das mulheres. Serão ministradas palestras, rodas de conversa, depoimentos de pessoas que venceram a doença, automaquiagem, sorteio de brindes, além de apresentação cultural. Uma das palestras será ministrada pela advogada e psicóloga, Meigan Zack, diagnosticada com câncer de mama aos 40 anos.

 

Programação

09h – Apresentação musical por Rita Mell
09h30 – Abertura
10h – Palestras pela advogada e psicóloga, Meigan Zack, diagnosticada com câncer de mama aos 40 anos. Explanação sobre a importância prevenção e de uma rede de apoio no enfrentamento e superação da doença.
10h40 – Palestra pela fisioterapeuta e dermatologista funcional, Dorcas Fonseca, sobre a importância da fisioterapia na oncologia.
11h30 – Apresentação musical, sorteio de brindes e sessão de maquiagem
12h – Encerramento