Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/10/19 às 17h10 - Atualizado em 14/10/19 às 17h11

Outubro Rosa: servidoras de unidades socioeducativas participam de atividades de prevenção ao câncer de mama

COMPARTILHAR

 

Cerca de 80 servidoras das Unidades de Internação do Recanto das Emas (UNIRE) e de Saídas Sistemáticas (UNISS) participaram da 1ª Semana Rosa, realizada entre os dias 7 e 10 de outubro pelas Gerências de Saúde (GESAUs) dos dois espaços para alertar sobre a prevenção ao câncer de mama. As unidades e as políticas de atendimento aos adolescentes em conflito com a lei são coordenadas pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), por meio da Subsecretaria do Sistema Socioeducativo (Subsis).

 

Durante quatro dias, foram oferecidas atividades de promoção da saúde, bem-estar e autocuidado, como palestras, rodas de conversa, depoimentos de pessoas que venceram a doença, atividades físicas, aulas de automaquiagem, autocuidado e autoexame.

 

O evento foi promovido em alusão ao Outubro Rosa, mês de conscientização sobre câncer de mama, segundo tipo que mais acomete brasileiras e que representa em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino.

 

Participaram desta iniciativa psicólogos, nutricionistas, profissionais de educação física, maquiadores, entre outros. Foram parceiros desta ação a Associação das Mulheres Acometidas com Câncer (AMACC), Pink Duda – Roupas e assessórios femininos, Cross Fit Selva (Park Way e Sudoeste), Clínica Estética Sensatto (Ceilândia), além dos profissionais Otávio Guimarães, psicólogo da UNIRE; Juliana Rufino, psicóloga da SUBSIS; Cecília Ribeiro, enfermeira do SESC; Júlia Gurgel – nutricionista clínica e esportiva; Vinícius Gurgel, Personal Trainer; Mário Gomes Leitão, Personal Trainer, e Carlena Upiati, maquiadora.