13/05/19 às 9h57 - Atualizado em 13/05/19 às 11h40

Participantes do Fonacriad visitaram Unidade de Internação de Santa Maria

Gestores do sistema socioeducativo de 18 estados e do Distrito Federal participaram na última semana do Fórum de Entidades Gestoras do Sistema Socioeducativo (Fonacriad). O encontro foi realizado no auditório da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, em Brasília, e teve por objetivo fortalecer a socioeducação no Brasil. A Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus/DF) participou do evento por meio do subsecretário do Sistema Socioeducativo da Sejus, Demontiê Alves Batista Filho.

“O Fonacriad é um espaço de luta, de debate e de troca de experiências para fortalecimento e consolidação de nossas conquistas e enfrentamento de novos desafios”, destacou o subsecretário, Demontiê Alves Batista Filho.

Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer uma das unidades de internação mantidas pela Sejus/DF, a Unidade de Santa Maria (UISM) que possui prédios planejados para oferecer educação em tempo integral com escola, cursos profissionalizantes, atividades, esportivas, ecumênicas e culturais.

Tema como análises de conjuntura do cenário socioeducativo nacional e sua interlocução com os estados, discussões de tópicos sobre formação inicial e continuada na Escola Nacional de Socioeducação, além de projeções sobre cenários, perspectivas, investimentos e avaliações de as ações em curso para o quadriênio 2019/2022 foram abordados no evento.

A pesquisa nacional sobre o fortalecimento do Sistema Nacional Socioeducativo também foi apresentada bem como a proposta de semiliberdade e revisão dos parâmetros arquitetônicos das unidades de internação e relatos sobre o atendimento socioeducativo nos estados.

SOBRE O FÓRUM

O Fonacriad é uma instância de articulação nacional, composta por gestores das 27 unidades federativas responsáveis pelas políticas de atendimento socioeducativo e constitui-se como o principal espaço de debates sobre desafios e soluções ligadas à gestão e execução de medidas socioeducativas em todo o Brasil.

Em suas reuniões itinerantes, realizadas em todas as regiões do país, são discutidos temas relacionados a este segmento e elaborados conceitos que irão nortear a formulação de políticas públicas para a socioeducação no Brasil, servindo de instrumento permanente de diálogo com o Governo Federal.