11/05/19 às 17h29 - Atualizado em 13/05/19 às 9h46

Planaltina do DF recebe governo itinerante

Foto: José Martins – Ascom/Sejus

A cidade de Planaltina recebeu, nesta semana, de segunda-feira, 6 de maio, a sábado, 11 de maio, vários serviços do Governo do Distrito Federal (GDF), importantes para o cidadão. Dentre eles, atendimento do Na Hora, em suas diversas demandas, Procon, oficinas educativas, palestras nas escolas, embelezamento, ações lúdicas e outras iniciativas. Esta terceira edição do programa “Sejus mais Perto do Cidadão”, homenageou desta vez as mulheres mães, com ações lúdicas e de empoderamento. Flores foram distribuídas no local neste sábado, véspera do Dia das Mães.

O governador Ibaneis Rocha tornou permanente a ação, da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), que leva o governo para as cidades do DF. Em Planaltina aconteceu a terceira edição do programa.  Ibaneis chegou em Planaltina neste sábado e visitou as tendas com os serviços prestados pelas diversas subsecretarias da Sejus. Anunciou a criação da Unidade Básica de Saúde do Vale do Amanhecer e a UTI do hospital local. Ele gostou da produção orgânica dos jovens do sistema socioeducatico da Sejus. Sugeriu aumentar a comercialização dos produtos em um posto de venda da Ceasa. Também anunciou a implantação de um posto do Na Hora na cidade do DF.

Ações

Na sexta-feira (10) e no sábado (11), muitas serviços, oficinas e palestras, além do atendimento do Na hora e de ações para crianças e adolescentes se concentraram no Complexo Cultural de Planaltina.  Na ação deste sábado, o Grupo Cultural Obará se apresentou e agradeceu ao secretário da Sejus, Gustavo Rocha, a oportunidade de participar desta ação. O secretário disse da importância da cultura no DF. “A Sejus trabalha as diversas questões dos direitos humanos e no incentivo à cultura”, disse. A Secretaria de Cultura cedeu o espaço em Planaltina para o evento.

Além da ação cultural e das facilidades para se tirar documentos, a ação em Planaltina atuou fortemente nas escolas durante toda a semana com ações educativas e palestras sobre bulling, orientação para vítimas de violência e prevenção contra o uso de drogas. “Precisamos formar um ser humano melhor”, disse Gustavo Rocha. O administrador de Planatina, Gilson Amorim, agradeceu a ação no local.

O subsecretário de Direitos Humanos e Igualdade Racial da Sejus, Juvenal Araújo, comemorou o sucesso do evento. “Estamos, em cada edição, oferecendo mais serviços à população das nossas cidades. Nesta edição, aconteceu o lançamento de carretas profissionalizantes e cursos de agentes de portaria e merendeiros”.

Para o secretário da Sejus, Gustavo Rocha, essas ações têm sido extremamente positivas. “E o que se vê no final de semana é apenas a parte visível da ação. Grande parte dela, de conscientização, acontece com sucesso nas escolas durante toda a semana”, finalizou.

Serviços

Na ação da Sejus em Planaltina, vários serviços foram oferecidos à população pelo Na Hora, como emissão de 2ª via de IPVA, de IPTU, certidões e parcelamento de débitos. Também, 1ª e 2ª via de Identidade, Carteira de Trabalho, CPF, orientação jurídica e psicossocial. Correios, Serasa, CEB, Caesb, INSS e juizado especial itinerante participaram com prestação de serviços no local. Van de conveniência móvel do BRB. O Procon também prestou atendimento aos consumidores e orientação a micros e pequenos empresários.

As temáticas lúdicas e de conscientização sobre iniciativas de direitos humanos contarão no local com atividades para crianças e adolescentes como teatro, música e brinquedos infláveis. Os conselheiros tutelares forneceram informações e prestando orientações. Ações de prevenção ao uso de drogas contarão com distribuição de cartilhas e apresentação dos Projetos Ser Criança e RAPensando. Oficinas de defesa pessoal, de artes e de música foram ofertadas. Profissionais para corte de cabelo, maquiagem e designer de sobrancelha estiveram presentes em Planaltina.

A Ouvidoria da Sejus também esteve presente no local. O órgão é um espaço de comunicação entre o governo e o cidadão onde este pode registrar suas demandas, fazer denúncias, reclamações, sugestões e elogios.

Diálogos sobre LGBTfobia, racismo, direitos da pessoa idosa e das pessoas com deficiência foram disponibilizados e, ainda, cadastramento de currículos de pessoas com deficiência. No local a população pode se informar sobre serviços funerários e cemitérios. Exposição teve venda de produtos fabricados nas oficinas da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap).

São parceiros desta ação: Secretarias de Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão; de Educação, Cutura e de Segurança do Distrito Federal. Serviço de Limpeza Urbana -SLU; Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal – CAESB; Companhia Energética de Brasília – CEB; Departamento de Trânsito do Distrito Federal – DETRAN; Polícia Civil do DF; Polícia Militar do DF; Corpo de Bombeiros Militar do DF; Banco Regional de Brasília – BRB; Correios; Defensoria Pública da União – DPU; Defensoria Pública do DF; Superintendência Regional do Trabalho do DF; Polícia Rodoviária Federal; Superintendência do Sistema Penitenciário; Tribunal Regional Eleitoral – TRE/DF; Receita Federal; Transporte Urbano do Distrito Federal; Instituto Nacional de Seguro Social – INSS; Justiça Federal; Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios – TJDFT; Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal – CODHAB.

Confira a galeria de fotos do evento aqui!