12/06/19 às 17h42 - Atualizado em 12/06/19 às 18h34

Prêmio Maria da Penha Vai à Escola tem inscrição até sexta-feira

As escolas interessadas em participar da primeira edição do Prêmio Maria da Penha Vai à Escola têm até a próxima sexta-feira, 14/6, para realizar inscrição. A premiação é direcionada aos profissionais de educação da rede pública de ensino do Distrito Federal que desenvolverem atividades e práticas relacionadas à prevenção e ao enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher. Visa também disseminar essas práticas para os demais estabelecimentos de ensino do DF, alcançando o maior público possível, para formar uma cultura de respeito à mulher desde a infância.

O Projeto “Maria da Penha Vai à Escola” (MPVE) foi iniciado em 2014 e partiu de uma iniciativa do Núcleo Permanente Judiciário da Mulher – NJM/TJDFT, tendo como órgãos parceiros o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), o Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios (MPDFT), a Polícia Civil do Distrito Federal, a Polícia Militar do Distrito Federal, a Defensoria Pública do Distrito Federal, a OAB/DF, a UnB, a UniCeub e a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), entre outras secretarias.

Comitê – A fim de fortalecer e institucionalizar o projeto, foi instituído o Comitê Gestor do MPVE, integrado também pela Subsecretaria de Apoio a Vítimas de Violência (Subav) da Sejus, como órgão relevante para a transversalidade da temática voltada ao enfrentamento a todas as formas de violência.

“Ficamos muito felizes com a indicação do Secretário da Sejus, Gustavo Rocha para integrarmos o Comitê Gestor do Projeto MPVE, pois a Subav tem empreendido esforços para fortalecer psicológica e economicamente as mulheres vítimas de violência, além de participar de palestras sobre o tema feminicídio nas escolas públicas do DF. Portanto, esse projeto vem ao encontro do trabalho desenvolvido pela nossa subsecretaria”, disse a Subsecretária da Subav, Juciara Rodrigues.

A Subav, representada por Juciara Rodrigues, fará parte da comissão julgadora do prêmio, enaltecendo assim importância da atuação do Estado no combate à violência contra mulher, principalmente nos tempos atuais, considerando os números alarmantes de casos de feminicídio ocorridos no primeiro semestre deste ano no Distrito Federal.

No dia 17 de junho de 2019, será realizada a primeira reunião da Comissão Julgadora do Prêmio Maria da Penha Vai à Escola, para seleção das 10 práticas que passarão para a 2ª fase do certame, conforme regulamento de inscrição do Prêmio, divulgado no sitio eletrônico https://www.tjdft.jus.br/institucional/imprensa/noticias/arquivos/EditaldoPremioMPVE.pdf.

Os concorrentes disputam, entre os prêmios, dois aparelhos de TV e um notebook, além de kits de livros para os demais colocados. Os trabalhos que ocuparem as três primeiras colocações serão publicados na Revista Com Censo Estudos Educacionais do Distrito Federal, vinculada à Secretaria de Estado de Educação do DF. Os interessados em se inscrever devem acessar o formulário eletrônico, disponível aqui.

O Prêmio Maria da Penha Vai à Escola conta também com o apoio da Associação dos Magistrados do Brasil – AMB, Associação dos Magistrados do DF – Amagis/DF, Sindicato do Servidores do Judiciário e do Ministério Público do DF – Sindjus/DF e da Associação dos Defensores Públicos do DF – ADEP/DF e está previsto para ser entregue no dia 19 de agosto, dentro da programação da 14ª Semana da Justiça pela Paz em Casa.

Leia também...