Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/03/19 às 15h31 - Atualizado em 20/03/19 às 10h38

Procon oferece curso para capacitar micro e pequeno empresário no DF

COMPARTILHAR

 

No Dia Mundial do Consumidor, celebrado na última sexta-feira,15 de março, foi lançado o curso “Formação Prática em Direito do Consumidor”, desenvolvido em parceria entre a Secretaria de Justiça de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus/DF), por meio do Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon/DF), e a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF). O secretário da Sejus, Gustavo Rocha, esteve presente na abertura da atividade.

 

De acordo com ele, o objetivo do curso é orientar e capacitar o micro e o pequeno empreendedor que desconhecem as leis. Com isso, o curso auxilia o empresário a “se portar perante o consumidor, aplicando e difundindo esses conhecimentos em seus estabelecimentos. Para aquele que, depois de orientado, optar por descumprir as regras legais, ele saberá que existe a mão da lei para punir”, explica.

 

O secretário defende que, desta forma, é possível tornar a relação consumidor/fornecedor mais saudável e cordial e, assim, o Procon pode funcionar realizando mais orientação do que punição. “A intenção do Procon não é punir, mas, principalmente orientar, educar e explicar efetivamente aos empreendedores como deve ser feito”, afirma.

 

Para o diretor-geral do Procon, Marcelo Nascimento, o curso aprimora micros e pequenos fornecedores para que eles possam estar mais atentos à legislação de consumo e, assim, poderem prestar melhor serviço à população do DF. “Nesse tripé da missão do Procon – atendimento, fiscalização e educação – estamos mais atuantes na educação para o consumo, da orientação aos consumidores e aos fornecedores, que são o grande elo da relação de consumo”, garantiu.

 

O curso irá ficar na grade fixa da Escola do Consumidor e o empresário pode se inscrever para participar das próximas turmas pelo número de WhatsApp (61) 99172-2938.

 

A atividade foi sediada na Escola de Assistência Jurídica da Defensoria Pública do Distrito Federal (Easjur/DPDF).