Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/02/19 às 14h44 - Atualizado em 14/02/19 às 16h41

Projeto Direito para a Liberdade ajuda na construção de uma sociedade mais digna

COMPARTILHAR

 

 

Criado por meio de uma parceria entre a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) e o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), o projeto Direito para a Liberdade inaugurou sua terceira turma na segunda-feira (11), na sede da Defensoria Pública, em Brasília.

 

A iniciativa visa capacitar adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa de internação no que se refere às temáticas em direitos básicos com foco na “Cidadania e Educação em e para os Direitos Humanos”.

 

O secretário da Sejus, Gustavo Rocha, destaca a importância da capacitação dos adolescentes e jovens para reinseri-los na sociedade, conferindo a eles uma oportunidade de reconstrução de seus futuros com dignidade. Ele também cita a importância das parcerias para a efetivação de ações na esfera pública.

 

O evento contou com a presença do subsecretário do Sistema Socioeducativo, Demontiê Alves, que avaliou o projeto como fundamental para o processo de reconstrução dos jovens fora do contexto infracional. Segundo ele, o trabalho desenvolvido pela equipe de servidores é focado na ressignificação do projeto de vida do adolescente.

 

“Quando você tem um projeto que fala sobre educação em direitos ou que dá importância a esses temas, você fortalece o adolescente na sua autonomia enquanto ser humano. Projetos assim são essenciais para a construção de uma sociedade mais digna”, afirmou.

 

Atualmente, a iniciativa é desenvolvida na Unidade de Internação de Saída Sistemática (Uniss), situada no Recanto das Emas. As aulas ministradas pelos parceiros têm como principais temas o Estatuto da Criança e do Adolescente, sexualidade e racismo, medidas socioeducativas, direito de família, comunicação restaurativa, entre outros. Ao final, os participantes recebem certificado de conclusão de curso.