3/12/19 às 17h41 - Atualizado em 3/12/19 às 17h44

Projeto Férias ConVida terá ações de voluntários junto a adolescentes do sistema socioeducativo

Um projeto da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) vai marcar de forma especial o Dia Internacional do Voluntário, comemorado em 5 de dezembro. A iniciativa consiste em oferecer atividades esportivas, culturais, de lazer e de reflexão proporcionada por voluntários, parceiros institucionais ou mesmo servidores, aos adolescentes que cumprem medida socioeducativa em unidades de semiliberdade, internação e internação provisória do Sistema Socioeducativo do Distrito Federal. A ação se dará durante o período compreendido entre 06/01 a 31/01/2020 e o treinamento dos voluntários acontece dias 4 e 7 desta semana.

O período escolhido pelos servidores da Subsecretaria do Sistema Socioeducativo da Sejus para a ação, no mês de janeiro, costuma ser considerado crítico no que se refere ao aumento da ociosidade, da ansiedade e de sofrimentos psíquicos. O projeto tem o intuito de contribuir para a redução do número de ocorrências relacionadas à violência contra a vida.

A proposta, que recebeu o nome de Férias ConVida, tem como pano de fundo também a temática de valorização da vida. Nesse sentido, o projeto visa selecionar voluntários que possam promover oficinas ocupacionais, esportivas, culturais e teatrais – ou mesmo outras que considerem as habilidades e qualificações profissionais e pessoais dos voluntários.

O treinamento dos voluntários ocorrerá nesta quarta-feira (4/12), das 19h às 21h, e no sábado, 7/12, das 9h às 11h, no auditório do Núcleo de Atendimento Integrado – NAI, localizado no endereço: SAAN Quadra 01 Lote 785. Os interessados deverão participar de uma das duas turmas de treinamento.

O projeto já está inserido no Portal do Voluntariado www.portaldovoluntariado.df.gov.br e já conta com mais de 70 inscritos. As pessoas interessadas ainda poderão se inscrever.

O Portal do Voluntariado visa valorizar, reconhecer e estimular ações na cidade por meio de uma plataforma interativa. Ele conecta perfis de interesse com oportunidades de serviços voluntários.

Mais informações sobre o projeto poderão ser obtidas por meio dos seguintes contatos: gesam.subsis@gmail.com / 3213 – 0679, com Talita Oliveira.