Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/04/19 às 14h41 - Atualizado em 4/04/19 às 14h53

“Projeto RenovAção” capacita mulheres vítimas de violência para resgate da cidadania

COMPARTILHAR

 

A Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus/DF), por meio da Subsecretaria de Apoio a Vítimas de Violência (Subav), celebrou a formatura da 15ª turma do Projeto RenovAção, voltado a mulheres vítimas de violência doméstica, que passaram por relacionamentos abusivos e/ou sofreram algum tipo de violação. O evento aconteceu na quarta-feira (3).

 

O Projeto RenovAção voltado para essas mulheres tem como objetivo a capacitação por meio de um processo pedagógico construtivo. No curso, as alunas têm a oportunidade de receber orientações de como transformar as dificuldades em aprendizados. Alguns dos assuntos abordados são como melhorar as relações interpessoais, noções de direitos e deveres, cidadania, motivação, inteligência emocional, saúde mental, dentre outros.

 

Para o secretário da Sejus, Gustavo Rocha, “é importante que as mulheres vítimas de violência, além do acolhimento, contem com orientações para resgate de sua autoestima e dignidade”.

 

A 15ª turma formada contou com 15 alunas atendidas pelo Programa Pró-Vítima, da Sejus. Além de prestar atendimentos de serviço social e de psicologia, a equipe do Pró-Vítima empreende esforços para criar oportunidades para pessoas acolhidas.

 

A subsecretária de Apoio a Vítimas de Violência, Juciara Rodrigues, explica que é fundamental incentivar a participação dessas vítimas no curso de capacitação que promove a construção de novas habilidades e competências. “É importante para que as vítimas reconquistem sua saúde mental e exerçam sua cidadania”, afirma. Para ela, o processo de auto renovação exige muitas coisas, especialmente estarmos abertas ao novo e buscarmos conhecimento. Isso depende de motivação, algo que está dentro do nosso coração. Nós que encontramos forças dentro de nós mesmas para seguir e conquistar nosso espaço”, concluiu.

 

O Projeto RenovAção foi criado pela Subsecretaria de Atividade Psicossocial da Defensoria Pública do Distrito Federal (Suap/DPDF) e tem como parceiros o Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos (NDH) e órgãos integrantes da estrutura da Defensoria Pública do Distrito Federal e conta com a cooperação da Sejus/DF.