gototop

O Projeto

Avalie este item
(3 votos)

“CURTIÇÃO SIM... DROGAS NÃO!!!”

É um projeto que visa à conscientização de forma geral a educadores, pais e responsáveis, crianças, adolescentes e jovens. A intenção última que alicerça o projeto que aqui se apresenta é algo outro que a democratização do saber. Neste caso seria pressuposta a existência de um saber pronto. A intenção do “Curtição Sim... Drogas Não!!!” carrega a humildade da proposta de gerar a possibilidade de que todos possam, com seu próprio pensamento descortinado, construir o saber desenvolvido, de forma a ter condições de compreender os benefícios da criticidade, onde esta proposta de conscientização aos perigos da busca desenfreada pelo prazer sem responsabilidade, o qual se instalou em nossa realidade trazido, muitas vezes, pelas facilidades que o avanço tecnológico nos proporciona, por meio de algumas palavras como sinais chave, uma simples experiência do pensamento a ser compartilhada.

Vale aqui ressaltar que o progresso e facilidades advindos da aceleração tecnológica são muito bem vindos, porém se quisermos uma sociedade livre temos a necessidade de formar indivíduos educados, críticos, éticos, progressivos, competentes e felizes.

O mundo do século XXI é de fato um grande enigma, um grande desafio. O aceleramento tecnológico, o mundo mediado pela telecomunicação, pela Internet, tem mexido em nossos referenciais. É preciso pensar o ser humano enquanto um ser em transição com este novo mundo e, ainda assim, com seus velhos problemas.

É sabido por todos que o fazer irreflexivo é vazio de sentido e direção, e que devemos abrir os espaços da nossa mente para o pensamento reflexivo e crítico, pois o pensamento está relacionado com o todo. Para o jovem adolescente, que está amadurecendo corpo e psique isso se torna fundamental para integrá-lo como um ser maduro e autônomo.

Embora a família permaneça como a principal responsável na formação dos valores do indivíduo humano a escola e seus educadores, além da educação pedagógica, tem basal relevância nesta formação, pais e professores devem estar unidos para que ambos obtenham sucesso na educação como um todo. Pais que recebem orientações dos profissionais de educação ficam mais bem preparados para repassar a seus filhos uma melhor educação.

Devemos aqui destacar que o mais importante na educação de uma pessoa é o ensino do que é necessário o que na maioria das vezes, não é passado pelas famílias para suas crianças. O avanço tecnológico e as facilidades por ele proporcionadas nos fazem estar em um momento, onde a maioria vive e valora tudo que traz maior prazer, e isso se não direcionado, pode ser muito perigoso na formação do ser, pois a criança leva para a escola aquilo que aprendeu no âmbito familiar. Porém se a educação tem como ideal formar um indivíduo humano com autonomia comportamental, independência financeira, e responsabilidade social devemos aplicar a cidadania desde a mais tenra idade do indivíduo, ou seja, desde seus primeiros anos de vida.

Em relação ao adolescente, tal momento vivido atualmente, onde a ideia da facilidade e do prazer está inserida de muitas formas na sociedade e que o bombardeiam todo o tempo, enfrentamos um enorme problema que é o do critério de prazer e não o de responsabilidade. Sem perceber, a maioria ensina a seus filhos a terem prazer e se esquecem de ensinar a responsabilidade em adquirir tal prazer, o que faz com que nossos jovens sejam irresponsáveis na busca deste prazer.  E o que é uma droga, senão uma maneira fácil de obter prazer? A pessoa não precisa se esforçar, apenas consumi-la. Assim podemos dizer que a sociedade atualmente está sem se dar conta, educando seus filhos para a obtenção de um prazer facilitado e, portanto irresponsável.

Desta forma, o que falta a nossas famílias, crianças e adolescentes é a conscientização dos perigos deste prazer sem responsabilidade e é justamente isto a que se propõe o projeto Curtição Sim... Drogas Não!!!

Para mais informações ligue para a SUPRED/SEJUS: 61.2104-1825


Ler 1363 vezes

relacao veiculos funerarios

VOCÊ ESTÁ AQUI: Início Projetos Curtição Sim, Drogas Não O Projeto