Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/05/20 às 20h41 - Atualizado em 10/09/20 às 14h16

Publicações de materiais de divulgação da Sejus

COMPARTILHAR

 

A Turma do Sejuquinha no Setembro Amarelo

 

Cartilha: A Turma do Sejuquinha no Setembro Amarelo, foi distribuída de forma gratuita nos Conselhos Tutelares do DF. Com uma linguagem adaptada ao público infantil, a revista em quadrinhos fala com os leitores sobre valorização da vida, amor próprio e bullying.

 

 

 

 

 

 

 

 

Saúde em foco Meio Aberto & Semiliberdade

 

No manual “Saúde em foco Meio Aberto & Semiliberdade” são destacados os principais modos de combate ao novo coronavírus, como a importância do distanciamento social e o uso das máscaras. Nele também constam os possíveis sintomas, alerta para as formas de transmissão, aponta os locais públicos para teste gratuito e esclarece as demais dúvidas sobre o assunto.

 

 

 

 

 

Núcleo de atendimento Integrado (NAI) Julho/2020

 

Neste guia, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) reúne os principais serviços públicos de combate ao novo coronavírus, no Distrito Federal. E oferece dicas sobre como solicitar os benefícios de assistência social e auxílio emergencial. Além de ressaltar a proteção dos direitos humanos, divulgar os canais de denúncias, informar as regras de funcionamento do sistema socioeducativo e demais notas de utilidade pública.

 

 

 

 

Serviços de Utilidade no contexto do Coronavírus

 

O guia “Serviço de Utilidade no Contexto do Coronavírus” oferece, além de dicas de combate à pandemia de Covid-19, os benefícios para estudantes e famílias de baixa renda, destaca os principais cursos gratuitos e online do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), atualiza as regras do atendimento nos restaurantes comunitários e informa as demais atividades relevantes do sistema socioeducativo e do Núcleo de Atendimento Integrado (NAI).

 

 

 

 

Protocolo de Prevenção a Covid-19 nos Conselhos Tutelares

 

Considerando as instruções normativas promovidas pelo Ministério da Saúde (MS), contempladas no Plano de Contingência da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES) e nas notas técnicas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), no que refere à infecção humana pelo novo Coronavírus (COVID19), bem como considerando instrumentos publicados anteriormente pela Coordenação de Políticas e Atenção à Saúde de Jovens e Adolescentes (COORPSAU), solicita-se a atenção especial de todos os profissionais dos conselhos tutelares do Distrito Federal em relação aos seguintes aspectos.

 

 

Casa Segura, Criança Protegida

 

Com a pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19), as famílias têm lidado mais com a presença de crianças e adolescentes em casa, o que contribui para o aumento do risco e incidência de acidentes domésticos. Diante desse novo cenário, a Sejus lançou uma cartilha com dicas de prevenção, em parceria com a Sociedade Brasileira de Queimaduras e a ONG Criança Segura Safe Kids Brasil. 

 

 

 

 

Dicas para um comércio eletrônico com segurança

 

O Procon/DF, registrou, somente no 1º trimestre deste ano, mais de 1.450 atendimentos relacionados a compras pela internet. Observando esse cenário, a Sejus elaborou uma cartilha com orientações para que os consumidores possam realizar uma compra segura e sem prejuízos. O material traz orientações sobre cancelamento de compra, formas de pagamento, dicas contra fraudes e outras informações que são importantes para o consumidor ao realizar sua compra online.

 

 

 

Turma do Sejuquinha

 

Com brincadeiras, desenhos para colorir e uma linguagem simples e acessível, a cartilha “A Turma do Sejuquinha – Sejus Mais Perto das Crianças” leva para a criançada e seus pais informações sobre as ações e serviços desenvolvidos pela Secretaria de Justiça e Cidadania voltadas à promoção de seus direitos.

 

 

 

 

 

 Covid-19 e os contratos do ensino privado

 

Diante do cenário de suspensão das atividades escolares no Distrito Federal, o Procon/DF, elaborou cartilha para orientar pais, alunos e responsáveis por alunos acerca de quais são os seus direitos como consumidores, e como lidar com os contratos de serviços junto às instituições de ensino neste cenário atual.

 

 

 

 

 

Cartilha de Doação ao Fundo dos Direitos do Idosos do DF (FDI/DF)

 

A Sejus elaborou essa Cartilha com o intuito de promover o aumento da arrecadação de recursos para aporte ao Fundo dos Direitos do Idoso, cuja gestão direta está a cargo do Conselho dos Direitos do Idoso do Distrito Federal (CDI/DF), vinculado à Secretaria.

 

 

 

 

 

Cuidados com idosos diante da Covid-19

 

A Secretaria de Justiça e Cidadania disponibilizou para a população uma cartilha com orientações para a população idosa e para as famílias em geral sobre como lidar com a pandemia do coronavírus (COVID-19). A cartilha detalha como lidar com várias situações corriqueiras no dia a dia das pessoas.

 

 

 

 

 

Orientações para estrangeiros sobre medidas de prevenção ao coronavírus

 

A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) elaborou um folder com orientações sobre prevenção ao coronavírus nos idiomas português, espanhol e inglês para distribuição, a partir desta terça-feira (16), na rodoviária e aeroporto, onde há um fluxo maior de estrangeiros, além dos locais que abrigam refugiados. O material representa um reforço às ações do Governo do Distrito Federal para evitar a disseminação do vírus.

 

 

 

 

Novo coronavírus: dicas de prevenção para idosos

 

A Sejus elaborou um folder com orientações sobre prevenção ao coronavírus para idosos. O material representa um reforço às ações do Governo do Distrito Federal para evitar a disseminação do vírus.