Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/08/20 às 17h45 - Atualizado em 4/08/20 às 19h03

Secretaria de Justiça faz balanço de ações realizadas durante pandemia da Covid-19

COMPARTILHAR

 

                                                                                                                           Foto: Jhonatan Ribeiro (Sejus)

 

 

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, apresentou as ações da pasta relacionadas à Covid-19 em reunião com todos (as) os (as) Secretários (as) do Governo do Distrito Federal nesta terça-feira (4/8). Desde março, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) está empenhada em auxiliar a população na prevenção do novo coronavírus e no enfrentamento dos efeitos socioeconômicos da pandemia.

 

“Não paramos durante a pandemia, pelo contrário, trabalhamos muito para proporcionar aos brasilienses segurança nesse momento. Estamos juntos, com novos projetos em andamento, e planejando a retomada de outros serviços essenciais”, disse Passamani. A secretária citou a campanha Máscaras Solidárias, lançada no dia 8 abril, para ensinar os cidadãos a confeccionarem suas proteções de tecido em casa, como usá-las corretamente e como higienizá-las. A Sejus também comprou um milhão de proteções reutilizáveis de tecido para serem entregues à população do DF.

 

Recentemente foi concluído o Programa Sua Vida Vale Muito – Ação Hotelaria Solidária, um projeto de êxito do Governo do Distrito Federal, que se tornou inclusive referência nacional e internacional. Ele foi criado no dia 13 de abril, com o objetivo de oferecer hospedagem por 90 dias para 300 idosos se protegerem contra a Covid-19. “Três messes depois, a ação chegou ao fim sem nenhum caso de contaminação e com todos os idosos saudáveis, fisicamente e mentalmente, conscientes sobre a doença e preparados para lidar com essa nova realidade”, explicou a secretária.

 

Outro projeto desenvolvido principalmente para o período de isolamento social foi a Escola Sejus, que oferece novas opções de qualificação e entretenimento aos cidadãos. A plataforma já contabiliza mais de 73 mil acessos aos 85 cursos disponíveis, gravados e enviados por voluntários que aderiram ao projeto.

 

Em relação aos consumidores, os agentes do Procon, órgão vinculado à Secretaria de Justiça, estão nas ruas para intensificar o combate ao aumento abusivo de preços. Já foram realizadas ações de fiscalização sobre álcool em gel, gás de cozinha e descartáveis.

 

Para estimular a solidariedade nesse período de pandemia, o Programa Voluntariado em Ação se tornou uma importante ferramenta de promoção de campanhas voltadas à arrecadação de doações para a população mais vulnerável do DF. O Portal do Voluntariado é uma das maiores plataformas institucionais de voluntários do Brasil. São mais de 26 mil e 500 cadastrados. O portal oferece, no momento, 437 projetos e ações em busca de voluntários e 97 campanhas de arrecadação ou de doação para diversas entidades.