13/06/19 às 15h50 - Atualizado em 13/06/19 às 15h50

Sejus apoia ações para aproximar serviços públicos da população

A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) será incluída no Programa GDF Presente, que busca dar agilidade ao atendimento das demandas da população, descentralizando ações de diversos órgãos e garantindo mais autonomia de atuação para as administrações regionais. O anúncio foi feito, nesta quinta-feira (12), pelo secretário da Sejus-DF, Gustavo Rocha, durante reunião do Conselho Permanente de Políticas Públicas e Gestão Governamental do Distrito Federal (CPPGG/DF), no Salão Nobre do Palácio do Buriti.

O objetivo geral do programa é baseado na descentralização das ações; na agilidade de atendimento das demandas e no empoderamento das administrações. “São coisas difíceis de serem alcançadas, mas temos mecanismos eficientes para fazer um serviço de excelência”, garantiu o secretário. Gustavo Rocha também sugeriu a inclusão do programa em eventos de cidadania, “para que a população veja que o governo está trabalhando”.

Uma das formas de atuação da Sejus no programa é por meio da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap/DF), que desenvolve iniciativas voltadas à promoção de oportunidades de trabalho aos apenados mediante convênios com empresas públicas e privadas. A Funap possibilitou o trabalho de 200 pessoas distribuídas nos polos do programa.

Para executar o GDF Presente, as 31 regiões administrativas foram divididas em sete polos urbanos e um rural. As atribuições dos polos consistem, entre outras ações, na desobstrução da boca de lobo; na recuperação de calçadas e meios-fios; limpeza da cidade; recolhimento de entulhos, operação tapa-buraco; patrulhamento de via não pavimentada. O GDF Presente está alinhado aos resultados do SOS DF, que levou mutirões pela capital para solucionar de forma imediata os problemas emergenciais.

Sejus mais perto do Cidadão: Com o objetivo de aproximar a população dos serviços prestados pela secretaria, foi criado o programa Sejus mais perto do cidadão, uma ação integrada que está percorrendo várias cidades do DF. Nos dias 14 e 15 de junho próximos, sexta-feira e sábado, das 9h às 17h, o programa estará em Brazlândia. Já foram feitas ações semelhantes na Candangolândia, no Paranoá e em Planaltina do DF. O evento tornou-se permanente através de decreto do governador Ibaneis Rocha.