24/05/19 às 10h58 - Atualizado em 24/05/19 às 11h01

Sejus apoia comemorações alusivas ao Dia Nacional do Cigano

A Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus), por meio da Subsecretaria de Direitos Humanos e Igualdade Racial, participa das atividades em comemoração ao Dia Nacional do Cigano, celebrado nesta sexta-feira (24). As festividades serão realizadas amanhã, dia 25, no acampamento cigano Nova Canaã, em Sobradinho, e contará com a presença do Subsecretário de Direitos Humanos da Sejus, Juvenal Araújo, que falará sobre as iniciativas da Secretaria para a promoção dessa população.

“Esta data além de festiva é o momento para desmistificar o preconceito inserido na imagem do povo cigano”, declarou Juvenal Araújo reafirmando o compromisso da Sejus com as políticas públicas voltadas ao reconhecimento da diversidade de identidades e manifestações culturais desse povo.

Durante o evento será lançada a publicação da pesquisadora da Universidade de Brasília (UnB), Lenilda Damasceno Perpétuo –“ Comunidade cigana Calon em processo de escolarização: conflitos étnicos e saberes pluriculturais”. Também estão previstas rodas de conversas e apresentações de dança dos grupos Paixão Cigana e Alegria Cigana.

Origem

O Dia Nacional do Cigano foi instituído em 25 de maio de 2006 em reconhecimento a contribuição da etnia cigana na formação da história e da identidade cultural brasileira. No calendário cigano, o dia 24 de maio é dedicado a Santa Sara Kali, padroeira dos povos ciganos.

Em Portugal, o Dia Nacional do Cigano é comemorado em 24 de junho, festa de S. João Baptista, dia tradicionalmente festejado pelos ciganos desse país.

Em 8 de abril é comemorado o Dia Internacional dos Ciganos (International Roma Day), que são a maior minoria étnica na Europa, totalizando 8 milhões de pessoas. O Dia Internacional dos Ciganos foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1971, por meio de ampla campanha liderada pelo ator americano cigano Yull Briner.

Serviço:

Evento em homenagem ao Dia
Data: 25 de maio de 2019, sábado
Horário: 12h às 16hs.
Endereço: Acampamento Nova Canaã, localizado na cidade de Sobradinho – Rota do cavalo, DF 440 Km 11, Condomínio Serra verde, Gleba 274, Brasília/DF;

12h00: Abertura
12h30: Lançamento de publicação com base na pesquisa feita por Lenilda Damasceno Perpétuo, pesquisadora da UnB no acampamento Nova Canaã, neste momento os convidados ganharam de presente o livro autografado.
13h00: Almoço e apresentações de dança do grupo paixão cigana e alegria cigana
14h00: Fala do Subsecretário de Direitos Humanos e Igualdade Racial, Juvenal Araújo
14h30: Fala do presidente da Associação Nacional das Etnias Ciganas do Brasil (ANEC), Vanderlei Rocha
15h00: Roda de conversa com o tema: Acesso a políticas públicas.