Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/05/19 às 14h41 - Atualizado em 23/05/19 às 14h41

Sejus apoia plano de promoção da igualdade e empregabilidade LGBTQIA+ do MPT

COMPARTILHAR

 

O Ministério Público do Trabalho (MPT) apresentou nesta quinta-feira (22) um Plano de Trabalho de Promoção da Igualdade e Empregabilidade LGBTQIA+ no Distrito Federal. A apresentação deu-se na sede da Procuradoria-Geral do MPT, em Brasília, e contou com a presença da coordenadora de Diversidade LGBT da Subsecretaria de Direitos Humanos e Igualdade Racial da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), Paula Benett. O documento foi elaborado com o objetivo de despertar a atenção para a violência social que essa população enfrenta no ambiente de trabalho.

 

Paula Benett afirmou que a Sejus apoia todas as iniciativas que promovam a dignidade da população LGBT, além de desenvolver várias ações nesse sentido. “A Sejus assumiu esse compromisso e o Secretário Gustavo Rocha quer transformar o DF em referência em direitos humanos para todo o Brasil”, afirmou.

 

A coordenadora lembrou a assinatura do Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência LGBTfóbica, assinado pelo Secretário Gustavo Rocha no último mês de fevereiro, efetivando o compromisso do Governo do DF em estabelecer mútua cooperação na implementação de um conjunto de ações previstas no combate à LGBTfobia e ao fortalecimento de ações voltadas para este público.

 

Além da apresentação do plano foi realizada uma roda de conversa sobre o tema com a participação da cantora Daniela Mercury e sua esposa Malu Verçosa. À população que sofre com exclusão social, Daniela deixou um recado: “Acredite em si. Todos são livres e iguais! Se você está vivendo uma situação de muito sofrimento e opressão, busque o apoio do MPT, porque você é um cidadão brasileiro, merece todo cuidado do mundo, e tem direito a um emprego digno”.

 

Estiveram presentes na solenidade de apresentação do plano o procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Fleury; a procuradora Ludmila Reis Brito Lopes, titular regional da Coordenadoria de Promoção da Igualdade e da Eliminação da Discriminação no Trabalho, do MPT no DF; a representante da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Thaís Dumêt; o Secretário do Trabalho do GDF, João Pedro Ferraz Passos; a diretora executiva da União Libertária de Travestis e Transexuais e co-presidente da “Diversifica – Sociedade Diversa”, AnnaTulie Moreira de Araújo, dentre outros.