Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/08/19 às 15h57 - Atualizado em 5/08/19 às 16h00

Sejus busca parcerias para ampliar políticas públicas para idosos do DF

COMPARTILHAR

 

O subsecretário de Políticas para Idoso da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal, Washington Mesquita e o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos dos Idosos da OAB/DF, Mauro Freitas, reuniram-se com a 2ª Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), desembargadora Ana Maria Amarante Brito na quinta-feira (1º/8). O objetivo do encontro foi trocar informações e buscar formas de estabelecer parcerias com vistas a atender as necessidades dos idosos do Distrito Federal.

 

Na avaliação do subsecretário Washington Mesquita, “a população idosa tem crescido em todo mundo e as parcerias são importantes para o incremento das políticas públicas no âmbito do Distrito Federal”.

 

Números da Codeplan divulgados no final de 2018 indicam que em 2030 serão 3,4 milhões de habitantes no DF e o número de idosos vai dobrar: passa de 7.6% para mais de 16% desse total. “Estamos todos com o mesmo objetivo de atendimento à pessoa idosa”, comentou a desembargadora Ana Maria Amarante.

 

Central Judicial do Idoso

 

Participaram também da reunião a equipe que coordena a Central Judicial do Idoso, juízas Monize Marques e Gláucia Rizzo, promotora de justiça Maércia Mello e defensor Alberto Amaral.

 

A Central Judicial do Idoso é um projeto pioneiro do TJDFT, do Ministério Público do DF e da Defensoria Pública. É um serviço interdisciplinar destinado a atender pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, do Distrito Federal, que tenham seus direitos ameaçados ou violados e que necessitem de orientação e atendimento na esfera judicial. Entre seus principais objetivos estão o de garantir a efetiva aplicação do Estatuto do Idoso, prover a comunidade do DF de informações, promover a articulação com instituições para atendimento das demandas existentes e assessorar autoridades competentes.

 

A Central atende ao público das 12h às 18h, no Fórum de Brasília, Bloco B, 4º andar, entre alas A e B. Para saber mais sobre a Central Judicial do Idoso, clique aqui: https://www.tjdft.jus.br/informacoes/cidadania/central-judicial-do-idoso.