Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/07/19 às 14h21 - Atualizado em 9/07/19 às 14h23

Sejus busca parcerias para eliminar preconceitos no atendimento do SUS

COMPARTILHAR

 

O Subsecretário de Políticas de Direitos Humanos e Igualdade Racial (SUBDHIR) da Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus), Juvenal Araújo, reuniu-se na segunda-feira (8/7) com o chefe da Coordenação de Garantia da Equidade do Departamento de Saúde da Família (Coge), do Ministério da Saúde, Marcus Peixinho. O objetivo foi debater um planejamento estratégico para eliminar preconceitos no Sistema Único de Saúde (SUS), promover acesso aos grupos e buscar qualidade de vida com equidade.

 

“A Sejus busca nesta parceria com o Ministério da Saúde alcançar o desenvolvimento sustentável, inclusivo e equitativo das populações negras, em situação de rua, povos e comunidades tradicionais, LGBT, povos ciganos e pessoas do sistema prisional do Distrito Federal ”, destacou o Subsecretário Juvenal.

 

O foco agora, segundo ele, é buscar novas parcerias entre o Governo Federal e o Governo do Distrito Federal para alinhar e integrar as duas coordenações – SUBDHIR e Coge – para o desenvolvimento de novos projetos com essas comunidades. O encontro contou também com a participação do Assessor Especial Diego Moreno e técnicos da Coge.

 

Segundo o coordenador do Coge, Marcus Peixinho, equipes técnicas já começaram a mapear e traçar metas para a execução do trabalho. Marcus Peixinho ressalta a importância desse olhar já que há prevalências de doenças específicas que precisam de prevenção e cuidados como, por exemplo, a anemia falciforme, doença hereditária decorrente de uma mutação genética ocorrida há milhares de anos, no continente africano.