Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/10/19 às 14h42 - Atualizado em 22/10/19 às 14h42

Sejus busca parcerias para melhorar acessibilidade de pessoas com deficiência

COMPARTILHAR

 

A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) marcou presença nesta segunda-feira (21/10) na 16º edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontece no Parque da Cidade, em Brasília. O objetivo foi a busca por parceiros que pesquisam e desenvolvem projetos e produtos de acessibilidade para pessoas com deficiência.

 

O subsecretário de Direitos Humanos e de Igualdade Racial da Sejus, Juvenal Araújo, destacou como projeto importante o EMA (Empowering Mobility & Autonomy), desenvolvido pela Universidade de Brasília (UnB). Pelo projeto, um grupo de pesquisadores desenvolve projetos de engenharia e fisioterapia destinados a pessoas com dificuldade de locomoção. Atualmente, eles trabalham em um veículo de três rodas, sem motores, a EMA Trike, que proporciona a locomoção e a atividade física ao ar livre, promovendo uma maior integração da pessoa com deficiência à sociedade e um estilo de vida mais saudável.

 

A diretora do Parque de Ciência e Tecnologia da UNB, Renata Aquino, se colocou à disposição da Sejus e acredita que novos projetos possam surgir dessa parceria.

 

O evento – A 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é realizada em todo o país e tem o objetivo de dar visibilidade às descobertas e inovações produzidas por instituições nacionais de pesquisa. A ideia é popularizar esse tipo de conhecimento para todos.

 

A SNCT é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), em parceria com secretarias da área nos estados e municípios, além de universidades, escolas e instituições de ensino e pesquisa. O tema deste ano é “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”.

 

O evento prossegue até domingo (27) com atividades promovidas por 172 instituições ligadas aos governos federal, estaduais e municipais, escolas, centros de pesquisa e entidades da sociedade civil.