19/04/19 às 14h42 - Atualizado em 19/04/19 às 14h47

Sejus celebra cultura indígena e defende reflexão em Dia do Índio

No Dia do Índio, 19 de abril, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), por meio da Subsecretaria de Igualdade Racial, celebra os povos indígenas do Brasil e sua importância histórica na formação sociocultural brasileira. Neste dia de forte simbolismo para todas as comunidades indígenas, a Sejus presta sua homenagem aos mais de oitocentos mil indígenas que vivem hoje no país, distribuídos por 305 etnias – e que mantém seus costumes em 274 idiomas.

Para o secretário da Sejus, Gustavo Rocha, a data não é apenas de comemoração, mas também de reflexão sobre as lutas e conquistas. “Não devemos   esquecer que a origem indígena faz parte de nossa identidade como nação. Que através dos ensinamentos desses povos o Brasil se tornou um país com grande diversidade e manteve uma das mais ricas biodiversidades do mundo”, destacou.

Vários dos hábitos brasileiros, como o gosto por comidas à base de milho, mandioca, batata-doce ou de tomar chás de ervas medicinais para curar doenças, foram adquiridos da cultura dos povos indígenas. Devemos a eles, além dessas, muitas outras heranças e culturas que carregamos e deixaremos para nossos filhos, netos, bisnetos e muitas futuras gerações. Devemos admiração. Devemos agradecimentos. Devemos acima de tudo, RESPEITO!