Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/12/19 às 16h38 - Atualizado em 19/12/19 às 16h38

Sejus debate liberdade religiosa na Embaixada dos EUA

COMPARTILHAR

 

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil reuniu especialistas e religiosos para discutir a pauta da liberdade religiosa, dos direitos humanos para a diversidade religiosa, o combate à intolerância religiosa e a defesa da laicidade. A reunião ocorreu na quarta-feira (18/12) e contou com a participação da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus).

 

A coordenadora de Políticas de Promoção e Proteção da Liberdade Religiosa da Sejus, Adna Santos, a Mãe Baiana, fez um relato na ocasião sobre o preconceito e as violências arraigadas na esfera social, principalmente contra as religiões de matriz afro-brasileiras. Ela mencionou casos no âmbito nacional e, especialmente, as ocorrências no Distrito Federal.

 

Mãe Baiana ressaltou ainda as ações do GDF no enfrentamento a estes desafios, como a criação da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou por Orientação Sexual ou Contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência (DECRIN); a instituição do Comitê Distrital de Diversidade Religiosa (CDDR) e a criação da Coordenação de Políticas de Promoção e Proteção da Liberdade Religiosa, demonstrando o compromisso com esta pauta.

 

A reunião foi encerrada com a fala do ministro conselheiro, Willard Smith, que destacou a importância da reunião e manifestou o desejo de promover novos encontros para a construção de ações em conjunto.