3/06/19 às 16h04 - Atualizado em 3/06/19 às 16h06

Sejus debate políticas públicas para povos indígenas do Distrito Federal

A Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus) se fez presente na Sessão Solene em homenagem à “Resistência dos Povos Indígenas” realizada pelo Gabinete do deputado Fabio Felix, no dia 24 de maio, na Câmara Legislativa do DF.

Servidores da Subsecretaria de Direitos Humanos e Igualdade Racial receberam as reivindicações da população indígena elencadas durante a sessão. As ações demandadas pelos povos indígenas do Distrito Federal na ocasião foram a limpeza e retirada de entulhos da reserva indígena Recanto dos Encantados- em Sobradinho e a terraplanagem para o trânsito de ônibus escolar na Aldeia Tekohow Guajajaras – no setor Noroeste. Também solicitaram estudo sobre a realidade, as características e as necessidades da população indígena moradora do DF.

O Subsecretário de Direitos Humanos e Igualdade Racial, Juvenal Araújo, entende que os povos indígenas desejam “apenas gerir suas vidas e proteger seus territórios, visto que para eles a terra não é objeto de especulação e sim um espaço sagrado”. Ele colocou a Secretaria à disposição para receber as reivindicações da comunidade indígena existente no Distrito Federal.

Também estiveram presentes na sessão, além dos representantes do Conselho Indígena do Distrito Federal, servidores das secretarias de Estado de Educação, da Saúde, de Cultura e Economia Criativa, de Desenvolvimento Social e do Meio Ambiente.